Ilha do Sal: Santa Maria acolhe dentro de dias ‘test event’ dos Jogos Africanos de Praia (c/áudio)  

Santa Maria 20 Mar (Inforpress) – A Praia de Santa Maria, no Sal, vai encher-se de modalidades desportivas no final do mês para celebrar a derradeira contagem decrescente, da realização dos Jogos Africanos de Praia, que acontecem de 14 a 23 de Junho, próximo.

Faltam 90 dias para a realização do maior evento que Cabo Verde já acolheu, estando a ilha a preparar-se para receber os mais de 1000 atletas e 500 oficiais dos 54 países do continente africano para a competição que vai marcar a história dos desportos náuticos.

Assim, o culminar das actividades será no dia 31 de Março com o assinalar dos 75 dias para os Jogos, em que a Praia de Santa Maria vai encher-se de modalidades desportivas para celebrar a derradeira contagem decrescente, com ‘test event’ a nível atletismo, natação, e a fase final do voleibol de praia, que permitirá Cabo Verde escolher quem irá representar o país nos jogos africanos.

A nível do atletismo, a presidente do Comité Organizador dos Jogos Africanos de Praia (COJAP), Filomena Fortes, explicou que se vai associar à Corrida Odjo D’Água, para ver o que poderá correr bem ou não no atletismo.

A Corrida Odjo D’Água que já vai na segunda edição, envolve as disciplinas dos 21 km (meia maratona), 5 km, veteranos 5 km, Juvenis (5 Km), paralímpica, todos em masculinos e femininos, assim como uma caminhada na distância dos 3 km, esta sem fins competitivos.

“É um pequeno ‘test event’, obviamente não terá magnitude, porque não podemos, desde já, construir o parque e deixar tanto tempo, mas queremos que no mês de Abril esteja devidamente construído para que de Abril a Junho, a gente possa fazer os diversos ensaios”, disse.

Ensaios, conforme explica, a nível de bancadas, som, electricidade, esgotos, entre outros aspectos, para que tudo possa estar pronto e “não falhe nada” no dia 14 de Junho.

O montante para fazer face à realização dos Jogos Africanos de Praia que vão ter lugar no areal da praia da cidade turística de Santa Maria ronda a volta de mais de quatro mil contos.

Sob a égide da Associação de Comité Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA), tendo Cabo Verde ganho a candidatura para a organização dos mesmos, os Jogos Africanos de Praia Sal 2019, contemplam 11 modalidades ligadas ao mar, nomeadamente atletismo, basquetebol 3×3, andebol de praia, ténis de praia, futebol de praia, remo no mar, futebol freestyle, karaté kata, kitesurf, e natação em águas abertas.

Estima-se que, por essa altura, estarão no país cerca de duas mil pessoas ligadas aos jogos, entre atletas, dirigentes, desportivos e respectivas comitivas, bem como jornalistas de vários países do mundo.

SC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos