Ilha do Sal: Presidente do COJAP espera “filho” nascer com muita ansiedade na praia de Santa Maria

Espargos, 17 Mai (Inforpress) – A presidente do Comité Organizador dos Primeiros Jogos Africanos de Praia (COJAP), que se realizam em Junho na ilha do Sal, disse esperar o “filho” nascer – referindo-se ao evento -, com muita ansiedade e expectativa.

Visivelmente emocionada, com lágrimas nos olhos e nó na garganta, Filomena Fortes manifestou esta ansiedade, quinta-feira, no acto de assinatura de protocolos com os principais Sponsors do Sal 2019, para celebrar a derradeira contagem decrescente, da realização deste considerado maior evento jamais realizado no país.

“É um sonho, e é um filho que temos tentado gerar, e que falta menos de um mês para que possa nascer. Eu acredito, acreditei, e o Governo de Cabo Verde também, que nos acompanhou até Djibuti onde nós fizemos a apresentação deste país e conseguimos vencer”, recordou.

Num misto de sentimento, e carregada de orgulho pelo nascimento deste evento que chamou de “filho”, perante sala cheia no hotel Meliã Dunas, empreendimento turístico que vai ser a Vila Olímpica dos Jogos Africanos de Praia – Sal 2019, Filomena Fortes apresentou todo o grupo, “staff”, que diariamente, juntamente com ela, vem labutando nesta tarefa.

“Labutamos todos os dias. São os pequenos grandes heróis, que todos os dias estão cá a trabalhar. E nós vamos fazer o maior evento alguma vez feito em África. Eu vos prometo”, assegurou entre lágrimas, acompanhadas por aplausos.

“O time não está completo mas são esses homens e mulheres que vão tentar fazer o melhor evento em África”, reiterou, ao mesmo tempo que exibia os uniformes que a equipa vai usar durante os jogos a partir do dia 14 de Junho e até 23 do mesmo mês, isto é, durante dez dias.

A ASA, Telecom, The Resort Group, Emicela, Impar/BCN, Correios de Cabo Verde, APP/CABOCAN e Safeport, são os principais Sponsors que a um mês do início dos Jogos Africanos de Praia – Sal 2019, assinaram um protocolo de parceria com o COJAP.

Os I Jogos Africanos de Praia Sal 2019, o maior evento jamais realizado em Cabo Verde, e que se aguarda com muita expectativa, trará para o país, mais concretamente para a ilha turística, cerca de mil atletas e 500 oficiais, oriundos de 54 países africanos.

Sob a égide da Associação de Comité Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA), tendo Cabo Verde ganho a candidatura para a organização dos mesmos, os Jogos Africanos de Praia Sal 2019, contemplam 11 modalidades ligadas ao mar, nomeadamente atletismo, basquetebol 3×3, andebol de praia, ténis de praia, futebol de praia, remo no mar, futebol freestyle, karaté kata, kitesurf, e natação em águas abertas.

Estima-se que, por essa altura, estarão no país cerca de duas mil pessoas ligadas aos jogos, entre atletas, dirigentes, desportivos e respectivas comitivas, bem como jornalistas de vários países do mundo.

SC/CP

Inforpress

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos