Ilha do Sal: Munícipes dizem-se estupefactos com “limpeza” da praia de Ponta Preta que destrói a beleza do local

Espargos, 28 Ago (Inforpress) – Alguns munícipes no Sal dizem-se estupefactos com a dita “limpeza” na praia de Ponta Preta, realizada pela empresa Cabocan, onde se vê remover as pedras que embelezam o local, palco das competições do mundo de windsurf e kitesurf.

Desiludidos, conforme dizem, com tal atitude, algumas pessoas que assistiram a invasão do caterpílar, até para dentro do mar, questionam se isso é limpeza.

Perante a situação, apelam às autoridades competentes a terem cautela, a tomarem providências para evitar a devastação daquela praia, símbolo de Santa Maria, já que recebe competições náuticas de nível internacional.

Mitú Monteiro, o mais famoso kitesurfista de Cabo Verde, presenciando a situação, não quis ficar calado, tendo postado um vídeo de desagrado no perfil do seu Facebook.

“Isso é uma vergonha”, diz ele, exibindo no vídeo naquela praia, isto é, o antes e o depois de se proceder a essa acção que se chama de limpeza.

“Estão a destruir a nossa praia, estão a destruir a zona de Ponta Preta”, lamentou, manifestando indignação já que, conforme notou, onde precisa de limpeza “não está a ser limpado”.

“Um ‘gajo’ fica irritado”, desabafou.

Mediante manifestações de descontentamento, a empresa Cabocan esclareceu, em nota de imprensa, que o grupo está a realizar uma limpeza na parceria denominada A8, requalificando “por sua conta” uma zona que tem “sofrido alterações importantes” devido a evasões de veículos e motos de entretenimento turístico.

Além disso, refere a nota, também de lixo resultante de obras em parcelas vizinhas, entre detritos amontoados pelos usuários da praia.

“Esta limpeza valoriza uma das zonas de maior afluência turística, há um mês da época alta”, diz a nota, assegurando que a Cabocan realiza esta acção após autorizações “expressas” de “todas” as entidades competentes na matéria.

A Inforpress tentou ouvir a Câmara Municipal do Sal, mas os intentos foram infrutíferos.

SC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos