Ilha do Sal: Escolas em completo silêncio motivado pela greve dos professores que clamam por “justiça”

Espargos, 23 Nov (Inforpress) – As escolas, tanto do ensino secundário como do básico, na ilha do Sal, encontravam-se hoje em completo silêncio motivado pela greve dos professores que iniciou esta quarta-feira por um período de 48 horas, clamando por “justiça”.

O segundo dia de greve dos professores voltou a contar com uma “grande participação” da classe docente na ilha, de todas as escolas, sem presença, contudo, dos recém-contratados, por medo de represálias, já que com contrato precário, conforme a dirigente sindical, em representação da classe, Albertina Rodrigues, secretária executiva do Sindicato Democrático de Professores (Sindprof-Sal).

Só para se ter uma ideia, conta a mesma fonte, na Escola Kim Barbosa, em Santa Maria, apenas um professor deu aulas, no Complexo Educativo Manuel António Martins (CEMAM) também em Santa Maria, foram “muito poucos” a dar aulas, na Escola da Palmeira apenas os professores novos é que leccionaram, enquanto no Liceu dos Espargos, os mais antigos aderiram em massa.

Posicionados à frente dos respectivos liceus e pólos trabalho, a moldura de professores trajados de negro em sinal de “luto, revolta e descontentamento”, dizem que não vão parar, que a “bandeira vermelha” se mantém erguida até a tutela atender as suas reivindicações.

Albertina Rodrigues para quem a greve de dois dias, realizada quarta-feira, 22, e hoje, foi só o começo de uma luta que não vai parar, calculou uma adesão à volta de 95 por cento (%).

“É uma luta clamando por justiça, para os nossos legítimos direitos. Está-se a brincar com a classe docente, a avaliar a forma como o senhor ministro tem vindo a tratar os professores”, exteriorizou.

“Não podemos dizer que a adesão foi a 100%, porque a greve não contou com a presença dos professores novos, o que se compreende e deve-se respeitar”, analisou, reiterando que a luta continua já que os problemas se arrastam “há muitos anos”.

SC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos