Ilha do Sal: COJAP vai fazer a inspecção de controlo antidoping aos atletas no grande evento desportivo de Santa Maria

Santa Maria, 10 Abr (Inforpress) – O Comité Organizador dos Jogos Africanos de Praia (COJAP) vai proceder à inspecção de controlo antidoping aos atletas, com produtos “Berlinger Special AG”, no grande evento desportivo a realizar-se em Santa de 14 a 23 de Junho.

Segundo o comunicado a que a Inforpress teve acesso, anunciando este procedimento, o programa de controlo de doping será equipado com os produtos antidoping do BEREG, os kits “mais utilizados e comprovados” no mundo.

Tratando-se do maior evento desportivo já realizado em Cabo Verde, refere ainda o documento que o controlo de doping é um dos “grandes desafios” na realização dos Jogos Africanos de Praia, onde deverão estar em competição cerca de 1000 atletas de 54 nações, Brasil, Médio Oriente, Europa e EUA.

O mesmo documento esclarece que a Berlinger Special AG fabrica recipientes e “soluções seguras” para a colecta e armazenamento de amostras antidoping desde a década de 1990.

“Os produtos da empresa BEREG estabeleceram-se como padrão em todo o mundo e são usados para a colecta de amostras antidoping na maioria dos eventos desportivos internacionais, como os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno, grandes torneios de futebol e campeonatos internacionais de atletismo”, aponta.

Sob a égide da Associação de Comités Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA), Cabo Verde acolhe a organização dos Jogos Africanos de Praia Sal 2019, que contemplam 11 modalidades ligadas ao mar, designadamente atletismo, basquetebol 3×3, andebol de praia, ténis de praia, futebol de praia, remo no mar, futebol freestyle, karaté kata, kitesurf, e natação em águas abertas.

Estima-se que, por essa altura, estarão no país cerca de duas mil pessoas ligadas aos jogos, entre atletas, dirigentes, desportivos e respectivas comitivas, bem como jornalistas de vários países do mundo.

SC/FP

Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos