Ilha do Sal: Chine d’Bia exibe suas imagens pela primeira vez e brinda salenses com “Sim, É Desenho”

Espargos, 17 Out (Inforpress) – O artista plástico salense Chine d’Bia brinda as pessoas com “Sim, É Desenho”, durante uma exposição a ter lugar sexta-feira, na ilha do Sal, no âmbito das comemorações dos 80 anos do Aeroporto do Sal.

Chine d’Bia, que expõe seus quadros pela primeira vez, disse que é difícil acreditar que isto esteja a acontecer, e num momento especial, isto é, de celebração do 80º aniversário do Aeroporto do Sal.

Os “Desenhos hiper-realista” de Chine d’Bia durante a exposição intitulada “Sim É Desenho”, estarão patentes na zona pública do Aeroporto, até o dia 31 deste mês.

O artista plástico desenha desde criança, e a cada rabisco, a cada desenho, segundo conta uma apostila a que a Inforpress teve acesso, procurava a perfeição, até ter chegado no hiper-realismo.

“Foram anos e anos de muita prática, de muito grafite… de muita borracha e carvão”, refere o documento, sublinhando que hoje os seus quadros são “verdadeiros” porta-retratos.

“Rostos anónimos, personalidades da música cabo-verdiana, o quotidiano, as manifestações culturais… imagens que se confundem com fotografias a preto e branco” fazem parte do seu rico portfólio.

Chine d’Bia não sabe quantificar as suas telas, mas sabe que estão no seu ateliê e ostentadas nas paredes das casas de diversas pessoas, tanto no Sal, no país e na diáspora.

Foi no dia 15 de Dezembro de 1939 que o avião SM83 I-AZUR, comandado por Gori Castellani, aterrava na base em Espargos, numa escala da primeira travessia atlântica oficial das então, Linhas Aéreas Transcontinentais Italianas (LATI), inaugurando, assim a linha aérea do Sul do atlântico, com um serviço semanal.

Foi então criada uma base na ilha do Sal, denominada Aeroporto dos Espargos.

O leque de actividades comemorativas vai de Outubro a Dezembro, envolvendo toda a comunidade aeroportuária, a ilha do Sal, o sector da aviação civil, e o país no seu todo.

A celebração da efeméride deverá ser marcada com eventos culturais dentro do aeroporto, designadamente exposições de arte, shows, entre outros entretenimentos.

Entretanto, destaca-se do programa comemorativo cujo arranque aconteceu no dia 02 de Outubro, o lançamento da foto família da comunidade aeroportuária nas redes sociais, a conferência internacional que terá lugar em Dezembro onde deverão ser abordados temas que têm a ver com a importância, a génese do aeroporto do Sal, o seu impacto na ilha, na aviação civil cabo-verdiana e no país.

SC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos