Ilha do Sal: Centro de Saúde de Santa Maria deverá entrar em funcionamento dentro de quatro meses

Santa Maria, 26 Set (Inforpress) – O Centro de Saúde de Santa Maria, na ilha do Sal, deverá entrar em funcionamento dentro de três a quatro meses, e a expectativa é que seja um centro modelo a nível do país.

“É um novo centro que deverá abrir dentro de três a quatro meses com infra-estruturas novas, e que deve ser um modelo em termos de humanização, de espaços dignos para receber o utente, mas também para o exercício da actividade dos profissionais da área”, manifestou o director-geral da saúde, Artur Correia.

Artur Correia encontra-se no Sal para uma visita de quatro dias para tomar pulso da situação sanitária na ilha turística, a todos os níveis.

“E, pretendemos, através da consolidação da parceria com a Associação África Avanza, da Espanha, Bilbao, que esta organização nos ajude com médicos de família, clínicos gerais, com intervenções a nível comunitário (…) para reforçar a nossa capacidade de intervenção a nível de Santa Maria”, sublinhou.

“Com certeza que isso vai ser uma mais-valia e vamos poder prestar um serviço de maior qualidade à população de Santa Maria e não só… até para os turistas que também nos visitam. A imagem do serviço público vai melhorar, consideravelmente, a imagem da ilha vai também melhorar e o país sai a ganhar”, enfatizou Artur Correia.

Financiado pelos recursos do Fundo do Turismo, o novo centro de saúde de Santa Maria, no Sal, que se pretende moderno e funcional, deveria ficar concluído em Janeiro, porém as obras encontram-se na sua fase final devendo a infra-estrutura entrar em funcionamento em Janeiro de 2020.

Avaliada a volta de 220 mil contos, as obras a cargo do empreiteiro chinês Jinan Sijian Group Lda. estavam previstas para serem concluídas em Agosto deste ano.

Considerado um “magnífico” projecto, e fundamental na estratégia do desenvolvimento da saúde de Cabo Verde e da ilha do Sal, em particular, acredita-se que este empreendimento vem consolidar este sector, melhorando a prestação de serviços de saúde a nível de Santa Maria, mas também a nível da ilha do Sal, tendo em conta as suas valências.

SC/CP

Inforpress

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos