Ilha do Sal: Campanha “Sal a Pente Fino” retira 46 toneladas de lixo da orla marítima

Espargos, 27 Set (Inforpress) – A segunda edição da campanha “Sal a Pente Fino” retirou 46 toneladas de lixo da orla marítima, cerca de quatro mil sacos, recolhidos por mais de quinhentos participantes nesta acção de limpeza.

“Sal a Pente Fino” tem como objectivo primordial fazer uma limpeza geral à ilha do Sal, baseada na óptica do Turismo Regenerativo, que propõe uma mudança de valores que vão além da minimização dos danos ao património natural dos destinos turísticos, causados pelo turismo de massa ao longo dos anos.

Promovida pelas empresas Cabo MICE e Ocean Lover’s, esta campanha desafiou, mais uma vez, as empresas, associações e residentes a se juntarem à iniciativa e a fazerem da ilha turística um exemplo a seguir em termos de consciência ambiental, através da colecta dos resíduos que dão à costa ou que são deixados para trás pelos banhistas.

Uma nota de imprensa dando conta dos resultados desta acção de limpeza, a que a Inforpress teve acesso, apontou que esta campanha permitiu recolher o maior número possível de lixo espalhado em toda a ilha, principalmente na orla marítima, mas também nas zonas periféricas dos centros urbanos.

A mesma fonte destacou ainda o facto de um dos grupos, liderado pelo Projecto Biodiversidade, ter feito uma limpeza subaquática na zona da Palmeira.

“Este evento contribuiu ainda mais para criar uma maior consciência ambiental na comunidade residente na ilha, para que passem a ter hábitos mais sustentáveis, criando maior sensibilidade para um dos temas mais sensíveis ao nível ambiental nesta ilha: o lixo que vem do oceano com o vento e que fica amontoado na costa da ilha”, referiu o documento.

Além da campanha de limpeza, foram igualmente realizadas acções de educação ambiental, tais como palestras em escolas e associações juvenis que participaram na campanha, tendo sido oferecido uma bolsa de compras de tecido reutilizável a cada participante, com o objectivo de sensibilizar os mesmos, a um menor consumo de plástico no seu dia-a-dia.

A iniciativa que também nesta edição contou com “muita adesão” da comunidade, entre grupos organizados, envolveu cerca de 553 participantes, tendo limpado 39 zonas, onde conseguiram recolher 46 toneladas de lixo, depositados em quatro mil sacos de lixo.  

Para a realização desta campanha, os promotores da iniciativa contaram com o apoio de vários parceiros locais a nível de materiais para a limpeza, transporte ou combustível para os participantes, cobertura fotográfica e de vídeo.

“Estas acções impulsionam a população para hábitos mais ecológicos. Daí a necessidade de envolver toda a comunidade salense, nacionais e estrangeiros, consciencializando-a de que é de cada um de nós, os residentes, a responsabilidade de cuidar, restaurar e salvaguardar os nossos recursos”, salientou a mesma nota.

SC/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos