Espargos, 17 Nov (Inforpress) – A Associação Chã de Matias, na ilha do Sal, assinala 25 anos de existência com uma conferência sobre a “Participação das organizações da sociedade civil nas políticas públicas”, a ser realizada na quinta-feira, 25, informou hoje a organização.
A presidente da Associação Chã de Matias, Arminda Lopes, explicou em declarações à Inforpress que a escolha do tema é para mostrar que as organizações da sociedade civil (ONG) estão a fazer um trabalho complementar às actividades das políticas públicas, o seu papel e desempenho nas diferentes áreas, tanto a nível do desporto, educação saúde, entre outras.
“A ideia desta conferência é para mostrar o que as ONG fazem, vêm fazendo e conseguem fazer nas comunidades, a forma como lidamos e actuamos nas diferentes áreas, nomeadamente a nível da protecção social, cultural, desporto, educação, saúde, e várias outras”, sublinhou.
“Políticas que também estamos a desenvolver nas comunidades, com o objectivo de complementar aquilo que o Estado faz ou deve fazer”, acrescentou a líder associativista.
A conferência no âmbito do 25º aniversário da Associação Chã de Matias, completados no dia 5 de Novembro, deverá contar com a participação de diferentes ONG, tanto locais como de outras ilhas, também presença de representantes dos serviços desconcentrados do Estado, na ilha.
A Participação das OSC/ONG nas Políticas Públicas: O ponto de vista dos Gestores Públicos; Intervenção Social das OSC/ONG na área da Infância e da Juventude; Criatividade e inovação em Acções Sociais – As OSC/ONG o Desenvolvimento Sustentável, são alguns temas em debate.
O evento tem como oradores o vereador Jocelino Cardoso, a coordenadora do ICCA local, Queila Soares, o presidente da Plataforma das ONG de Cabo Verde, Jacinto Santos, o representante do PNUD, Steven Ursino, e a responsável da Associação de Crianças de Terra Boa, Landísia Chantre.
SC/CP
Inforpress/Fim