Ilha Brava: 23 anos da ESET constituem um “ganho significativo” para o desenvolvimento da ilha – director (c/áudio)

Nova Sintra, 18 Out (Inforpress) – O director da Escola Secundária Eugénio Tavares (ESET), na ilha Brava, David Pascoal, considerou que os 23 anos da escola, que se celebram hoje, constituem um “ganho significativo” para o desenvolvimento da ilha.

Segundo o responsável, a prova disso “é que há na ilha grandes quadros” que passaram pela ESET e por aí pode-se medir a importância e o impacto que a criação dessa escola teve na ilha.

Conforme explicou, um dos principais desafios era a questão de “estruturar e ajustar” a escola secundária em termos de estrutura física, para atender ao ensino secundário, que já foi alcançado, com a ampliação e reabilitação da mesma, contando agora com 19 salas de aula, e para o futuro, o desejo é “dotar a escola da vertente técnica”.

Por sua vez, o delegado da Educação da ilha, Orlando Burgo, também fez um balanço “positivo” destes 23 anos de caminhada da ESET, destacando a concretização das obras de reabilitação e a ampliação do espaço físico, assim como, alguns quadros que hoje trabalham no liceu, que foram alunos desta mesma escola, e de outras instituições da ilha que possuem quadros que passaram pela ESET.

Em relação ao Dia Nacional da Cultura, celebrado neste mesmo dia, 18 de Outubro, Orlando Burgo adiantou que o papel da ESET nesta área é “continuar na vanguarda da cultura, pois por ser o dia da escola e do nascimento do poeta maior Eugénio Tavares, é um marco muito importante, para que a escola continue a trabalhar na promoção da cultura cabo-verdiana e, sobretudo, da bravense”.

David Pascoal explicou que, tendo em conta que o dia da cultura, coincide com a data do nascimento de Eugénio Tavares e o aniversário da ESET, a escola tem promovido a preservação da memória não só deste poeta, mas também de outros autores culturais da ilha, em várias disciplinas e actividades extra-curriculares realizadas para os alunos.

Para celebrar esta efeméride, foram realizadas diversas actividades de índole desportiva e cultural, envolvendo toda a comunidade académica da ESET e outras instituições da ilha ligadas à educação e à promoção cultural.

MC/CP
Inforpress/fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos