Hospital Agostinho Neto realiza segunda edição das Jornadas de Enfermagem para assinalar dia internacional

Cidade da Praia, 09 Mai (Inforpress) – O Hospital Dr. Agostinho Neto (HAN) promove esta sexta-feira, na Cidade da Praia, a segunda edição das Jornadas de Enfermagem, para assinalar o Dia Internacional da Enfermagem, que se celebra a 12 de Maio.

O evento, que se realiza sob o lema “Enfermagem uma voz para liderar: enfermagem na saúde mental para todos”, visa assinalar a data com foco na saúde mental, um tema que a organização considera “actual e parte integrante do indivíduo que se quer saudável”.

“Saúde mental é um tema a que devemos dar mais atenção, particularmente, na prevenção para podermos evitar os problemas que levam ao desgaste da família e até do doente nas urgências”, disse à Inforpress a superintendente de Enfermagem do HAN, Edite Silva.

Segundo disse, a enfermagem psiquiátrica trilhou caminhos esforçosos para oferecer, na actualidade, uma transformação mais dinâmica num ambiente físico seguro e confiável tudo, sublinhou, em prol da recuperação do paciente com transtorno mental.

Conforme Edite Silva, actualmente neste sector, o campo da atenção psicossocial passou e passa por reflexões sobre a actuação do enfermeiro no serviço da psiquiatria, por meio de práticas profissionais, éticas e do comprometimento com os cuidados subjetivos diante da criação de espaços e equipamentos de inclusão do doente mental no meio social.

O evento contará com temas relacionados com a saúde mental  com apresentadores internos e externos e participação dos enfermeiros colaboradores.

Para assinalar a data será ainda realizado uma formação com vista a análise de vários aspectos da profissão, assim como, a identificação de novas perspectivas e desafios que se impõem diariamente aos enfermeiros.

Neste âmbito, o Hospital Dr. Agostinho Neto tem agendada a realização de uma formação para enfermeiros, assim como homenagem à classe que tem prestado cuidados de saúde à população.

A data, instituída pela OMS, é assinalada desde 1965 e tem como propósito homenagear a Florence Nightingale, um marco da enfermagem que ficou conhecido como “A Dama da Lâmpada”, por percorrer os leitos de soldados durante a noite em tempos de guerra.

Florence Nightingale foi a fundadora da primeira Escola de Enfermagem da Inglaterra, fundada no Hospital Saint Thomas, em 1859.

PC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos