Cidade da Praia, 24 Abr (Inforpress) – A Presidência do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) regista a deliberação da CEDEAO que reconhece Umaro Sissoco Embaló como candidato vencedor das eleições presidenciais na Guiné-Bissau.
“A CPLP reconhece a relevância do papel que esta organização tem desempenhado nos esforços da comunidade internacional para encontrar a desejada estabilidade política da Guiné-Bissau, condição indispensável para assegurar de forma pacífica o seu processo de desenvolvimento económico, social e cultural”, lê-se num comunicado do Governo.
Acrescenta que reconhece a importância e a urgência na investidura formal e efectiva do presidente eleito, bem como da nomeação de um primeiro-ministro e de um novo governo, com respeito pela Constituição e demais leis da República, e tendo sempre em consideração os resultados das eleições legislativas de 10 de Março de 2019.
Para isso, CPLP exorta a todos os actores políticos e institucionais a darem a sua contribuição para que, através do diálogo, a Guiné-Bissau alcance e consolide a estabilidade, a paz e o desenvolvimento almejados.
OM/JMV
Inforpress/Fim