Governo está a trabalhar para que todos tenham acesso à água no horizonte 2030 – MAA

Cidade da Praia, 22 Mar (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente disse hoje que o Governo está a trabalhar para que todos os cabo-verdianos tenham acesso à água no horizonte 2030.

Segundo Gilberto Silva, os sucessivos governos de Cabo Verde “têm investido bastante” no sentido de se resolver as questões atinentes às infra-estruturas, com vista a beneficiar àqueles que têm sido “mais desfavorecidos” no que tange à qualidade da água e acesso a este bem precioso.

O Governo, diz ele, vem fazendo tudo para que se possa implementar rapidamente a tarifa social, que é “fundamental para que todos tenham melhor acesso financeiro”.

Referindo-se ao último dia do Fórum Internacional sobre a Escassez de Água realizado na Cidade da Praia, afirmou que se trata de uma plataforma para “partilha de conhecimentos e boas práticas e convergência de políticas em matéria de gestão da escassez de água no mundo”.

Para Gilberto Silva, ao se comemorar o Dia Mundial da Água no último do evento que reuniu dezenas de especialistas e investigadores sobre os recursos hídricos, ficou claro que há uma “ligação muito forte” com a água para a agricultura.

Na perspectiva do ministro, em Cabo Verde gasta-se muita água na agricultura e o país precisa “ganhar na eficiência” e daí a necessidade de se aprender com os outros, introduzindo muito mais tecnologias e variedades adaptadas.

“Gasta-se muita água na irrigação por alagamento, quando se podia utilizar o sistema gota-a-gota (rega concentrada), lamentou, acrescentando que com a redução das perdas se vai “aumentar a disponibilidade da água para mais agricultura”.

“É fundamental que façamos uma boa gestão água”, conclui.

LC/FP

Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos