Governo cria Instituto do Desporto e da Juventude para monitorizar políticas nos dois sectores (c/áudio)

Cidade da Praia, 06 Ago (Inforpress) – O Governo aprovou segunda-feira, 05, em Conselho de Ministros, o decreto-lei que cria o Instituto do Desporto e da Juventude, o qual vai se ocupar da monitorização, do seguimento e da execução da política nas duas áreas.

Conforme o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire,  que tutela a pasta do Desporto, com a entrada em funcionamento do Instituto do Desporto e da Juventude, a partir de 2020, será extinta a Direcção-geral dos Desportos.

Desta forma, precisou, o Governo terminará a reforma institucional e legal que se comprometeu com a população cabo-verdiana.

Este instituto, avançou a mesma fonte, permitirá reforçar o voluntariado na área da juventude, criar todas as condições para a promoção e desenvolvimento das associações juvenis e criar uma rede nacional de monitorização, seguimento e aplicação de toda a política para a juventude e o desporto.

“É uma medida extremamente importante, é uma reforma estruturante que irá dar um novo elan e reforçar o papel dos jovens, através das reformas, do desporto, do associativismo juvenil e das políticas para a área da juventude e desporto,” garantiu o ministro, indicando que o sector da Juventude está sob a sua tutela há um ano.

Fernando Elísio Freire avançou ainda que o quadro legal do voluntariado em Cabo Verde é “pouco atractivo” e precisa ser adaptado, pelo que o Governo tenciona fazer a sua revisão no próximo ano.

CD/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos