Governo aprova acordo de empréstimo entre Cabo Verde e BAD no valor de 10 milhões de Euros

Mindelo, 31 Out (Inforpress) – O Governo aprovou o Acordo de Empréstimo entre Cabo Verde e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) referente ao “Programa de produção alimentar de urgência num montante total de 10 milhões de euros.

Esta informação consta de um decreto do Conselho de Ministros, publicado no Boletim Oficial a que a Inforpress teve acesso hoje.

De acordo com o documento este valor equivale em moeda nacional a 1.102.650 escudos (um bilhão, cento e dois milhões, seiscentos e cinquenta mil escudos), assinado na cidade da Praia, em 11 de Agosto de 2023.

Conforme o mesmo documento o Programa de produção alimentar de urgência será executado pelo Ministério da Agricultura e Ambiente, através da Direcção Geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária (DGASP) e tem por objectivo geral contribuir para a transformação da agricultura e da segurança alimentar.

Revela ainda que o seu objectivo específico é de aumentar, num curto e médio prazos, as produções agrícolas e os rendimentos dos produtores. Assim, acrescentou, o programa pretende melhorar o acesso às sementes certificadas e apoio consultivo, melhorar o acesso aos fertilizantes para as explorações agrícolas e melhorar a governação e a implementação de políticas públicas.

“Patente está a importância do referido programa para o desenvolvimento de Cabo Verde e sobretudo no apoio aos pequenos agricultores dentro os quais 50 por cento (%) de mulheres na melhoria da segurança alimentar e nutricional e no reforço da resiliência dos agricultores para fazer face a longa seca que afeta o país já há alguns anos”, lê-se na resolução.

CD/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos