Governo almeja fazer do desporto um dos pilares basilares da sociedade cabo-verdiana

Cidade da Praia, 14 Set. (Inforpress) – O Governo almeja fazer do desporto um dos pilares basilares da sociedade, para que os jovens cresçam com força e competitividade que o desporto transmite, visando estimular o comportamento onde o bem-estar e a saúde estejam bem representados.

Esta posição foi defendida hoje pelo secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, em representação do ministro do Desporto, durante a cerimónia de abertura do I Congresso Olímpico da Lusofonia e Assembleia-geral da ACOLOP que decorre hoje e quarta-feira nesta cidade, envolvendo representantes dos comités olímpicos membros da referida associação e especialistas.

Considerando “um orgulho” o facto de Cabo Verde acolher um acontecimento desta natureza, o governante referiu que o executivo está “feliz” pela confiança demonstrada pelas organizações internacionais em realizar eventos “importantes” nestas ilhas, e disse esperar que no encontro sejam encontradas criatividades e soluções para o desenvolvimento do desporto lusófono.

“Espero que consigam encontrar as perguntas certas para aquilo que são os nossos desafios comuns”, perspectivou Pedro Lopes.

Já a presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano transmitiu o agradecimento ao presidente da Associação dos Comité Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP) pela confiança na organização dos dois acontecimentos, considerando mesmo tratar-se de uma honra a realização “deste evento na terra da morabeza”.

“Espero que este congresso seja uma partilha de ideias, de conhecimentos e de estratégias para que, realmente os países da ACOLOP possam estar numa mesma direcção, ter os mesmos valores e poderem, então, levar avante a nossa organização de língua oficial portuguesa”, realçou Filomena Fortes.

Sob o tema “Para uma abordagem conjunta no desenvolvimento através do desporto”, o Congresso Olímpico da Lusofonia tem, ainda, como principal objectivo desencadear um movimento regional que conduza ao envolvimento de um número crescente de pessoas nos princípios e valores do olimpismo ao serviço do desenvolvimento do desporto e do País.

Os Congressos Olímpicos são realizados para discutir as principais questões desportivas e afiguram-se como uma tradição que vem das origens do Movimento Olímpico (MO) Moderno, quando Pierre de Coubertin, 23 de Junho de 1894, durante o primeiro Congresso Olímpico realizado na Sorbonne em Paris, desencadeou a fundação do Comité Olímpico Internacional.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos