Fundação José Maria Neves promove conferência sobre desafios de Cabo Verde enquanto pequeno Estado insular

Cidade da Praia, 26 Set (Inforpress) – “Cabo Verde: a resiliência de um pequeno Estado insular em desenvolvimento” é tema de uma conferência promovida pela Fundação José Maria Neves este sábado, 28, na Cidade da Praia, no âmbito ciclo de conferências Governança XXI.

A Fundação justifica a escolha desse tema com a necessidade de trazer para os debates sobre o presente e o futuro das nações a questão das mudanças climáticas.

Neste sentido, propõe debater a situação de Cabo Verde enquanto um pequeno Estado insular e apontar os caminhos para aumentar a resiliência do país face as suas ameaças e condicionantes externas.

“Cabo Verde é um pequeno Estado insular com várias vulnerabilidades ao nível económico, financeiro e ambiental. A sua condição arquipelágica coloca o país exposto a inúmeros factores externos que influenciam e limitam o seu desenvolvimento sustentável”, refere uma nota de imprensa.

Por isso mesmo, considera determinante conhecer tais vulnerabilidades e desenvolver mecanismos de maior resiliência e capacidade de adaptação.

Para dissertar sobre o tema a Fundação convidou o deputado e ex-ministro do Ambiente, Agricultura e Recursos Marinhos, José Maria Veiga.

O conceito da resiliência, vulnerabilidade e desafios dos pequenos Estados insulares em desenvolvimento e respostas integradoras visando o reforço da resiliência da sociedade cabo-verdiana são as temáticas que vão estar em debate.

A conferência está marcada para às 10:00, no auditório do BAI Center.

MJB/CP

Inforpress/fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos