Cidade da Praia, 12 Out. (Inforpress) – A Fundação Humana anunciou hoje que lançou uma campanha internacional de angariação de “produtos íntimos” para apoiar meninas e mulheres cabo-verdianas afectadas pela actual pandemia da covid-19.
Cláudia Santos, estudante de curso de Fisiologia Clínica em Portugal, e Dárcio Vasconcelos, formado em Ciências da Comunicação, são os promotores do evento solidário.
“A iniciativa visa apoiar as famílias mais necessitadas”, disseram hoje à Inforpress os responsáveis desta fundação de solidariedade social, reconhecendo que, com a situação actual da pandemia no país e na diáspora, a redução do poder económico das famílias tem tido um impacto muito negativo na vida das mesmas.
“A redução da actividade económica decorrente da pandemia covid-19 tem um impacto negativo muito substancial no rendimento de trabalho dos indivíduos e, como tal, no rendimento disponível das famílias”, frisou, Cláudia Semedo, presidente da fundação, e residente em Portugal
Entre os bens que serão angariados, destacam-se penso higiénico, desodorantes, pastas de dente e creme de corpo.
De acordo com a mesma fonte, a fundação tem como missão a prestação de cuidados continuados de saúde e de apoio social a todos os cidadãos, independentemente da idade e da situação económica, desde que se encontrem em situação de dependência, quer física, quer psíquica, associada a doenças crónicas.
Cláudia Santos disse que nesta 1ª fase, a instituição pretende mobilizar 5.000 kits de produtos, que serão distribuídos na ilha de Santiago nos próximos meses de Novembro e Dezembro.
A presidente realça que todas as pessoas, no país e na diáspora, são chamadas para apoiar esta “causa nobre”.
A estudante sublinhou ainda que um dos seus compromissos neste momento é ajudar as pessoas mais afectadas economicamente devido à pandemia e que o próximo passo é abrir uma “Clínica Humana em Cabo Verde”, previsto para 2021, cujo processo de registo do já está concluído.
DM/JMV
Inforpress/Fim