Fogo: Secretário de Estado Adjunto visita instalações da Inforpress e da RTC

São Filipe, 21 Out (Inforpress) – O secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, que se encontra na ilha do Fogo, visita na manhã de hoje as instalações da Radiotelevisão Cabo-verdiana (RTC) e da Agência Cabo-verdiana de Notícias (Inforpress) na cidade de São Filipe.

A visita de Lourenço Lopes às duas instalações, que funcionam em blocos separados do edifício do antigo Gabinete Fogo/Brava, construído na década de 80 do século passado para albergar os serviços ligados a cooperação alemã, visa inteirar-se das condições de funcionamento dos dois órgãos de comunicação e possíveis constrangimentos que possam dificultar a cobertura da ilha, que conta com três municípios.

O secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro e que coordena o sector da Comunicação Social chegou quarta-feira à ilha para representar o Governo nas cerimónias fúnebres do padre italiano Orfeo Guerrino Marchesan, 80 anos, que faleceu na noite do dia 17 para 18 de Outubro.

O funeral do referido padre realiza-se a partir das 16:00 na igreja de São Lourenço, com a missa de corpo presente, e o enterro no cemitério local, situado paredes-meias com a igreja.

O sacerdote viveu mais de 30 anos na ilha do Fogo, primeiro na paróquia da Nossa Senhora da Ajuda, nos Mosteiros, e na última década na paróquia de São Lourenço, no município de São Filipe, que é gerida pelos padres Capuchinhos, ordem da qual Orfeo fazia parte.

Padre Orfeo Guerrino Marchesan nasceu a 01 de Junho de 1941, em Itália, a sua ordenação ocorreu em 11 de Março de 1967, há 54 anos e o falecimento no dia 18 de Outubro de 2021 segundo consta do boletim de óbito.

Esteve em missão em Angola, meados de 1974/75, tendo regressado à Itália e depois deslocou-se a Cabo Verde onde desempenhou missão nas ilhas do Sal, São Vicente e Fogo (primeiro nos Mosteiros onde passou perto de 20 anos e depois na paróquia de São Lourenço, nos últimos 11 anos).

Apesar de problemas de saúde, celebrava missa na Paróquia de São Lourenço, sendo a última missa celebrada no sábado, dia 16 de Outubro.

Várias autoridades religiosas, políticas e civis da ilha, sobretudo dos municípios dos Mosteiros e de São Filipe vão marcar presença no adeus ao padre Orfeo.

JR/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos