Fogo: São Filipe acolhe 41º encontro do Comité Nacional de Pilotagem do Programa das Pequenas Subvenções do GEF

São Filipe, 24 Out (Inforpress) – O Comité de Pilotagem (CNP) do Programa das Pequenas Subvenções do Fundo Mundial para o Ambiente (GEF SGP) reúne-se no seu 41º encontro, de 25 a 28 de Outubro, na cidade de São Filipe, ilha do Fogo.

O encontro de São Filipe tem por objectivo avaliar e aprovar propostas de projectos previamente submetidas por organizações da sociedade civil no domínio do ambiente em Cabo Verde, sendo que o envelope disponível para os projectos a serem avaliados é de 426.200 dólares americanos, segundo uma nota de imprensa.

Além do encontro para a avaliação das propostas de projectos, os membros do Comité de Pilotagem vão efectuar duas visitas de seguimento a projectos em curso, neste momento, na ilha do Fogo, nomeadamente o de apoio na implementação da Reserva da Biosfera da ilha do Fogo, executado pela Associação Projecto Vitó, e o projecto de práticas agro-ecológicas resilientes às alterações climáticas, implementado pela Associação Onda Verde da localidade de Lomba, zona norte alta do município de São Filipe.

A cerimónia da abertura do encontro do Comité de Pilotagem, prevista para o segundo período de quarta-feira,  conta com a presença do representante residente do PNUD, David Matern, o presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva, delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente, Estevão Fonseca, a Coordenação Nacional do GEF SGP e os membros do Comité Nacional de Pilotagem do Programa.

Recorda-se que desde o início da implementação do programa nacional em 2009, o SGP já financiou 161 projectos em todas as ilhas do país, concedendo subvenções num valor aproximado de 4,6 milhões de dólares americanos e na ilha do Fogo, o GEF SGP já investiu aproximadamente 400 mil dólares americanos em 17 projectos dos quais dois estão ainda em execução.

O GEF SGP é um programa corporativo implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e executado pelo Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projectos (UNOPS).

O SGP é um mecanismo de atribuição e coordenação de subvenções ambientais dedicado e orientado a Organizações da Sociedade Civil (OSC), comunidades locais e ainda grupos vulneráveis e o objetivo do GEF SGP é o de promover e apoiar projectos inovadores, inclusivos, e ainda promover parcerias entre os actores envolvidos a fim de poderem melhor responder aos desafios ambientais locais e de impacto global.

Os membros do Comité Nacional de Pilotagem do GEF SGP, além do encontro de validação das propostas dos projectos submetidos, efectuam uma visita ao letreiro da Reserva da Biosfera no parque de Alto Santa Luzia, nas proximidades do aeródromo de São Filipe e que foi inaugurado no passado mês de Julho, assim como ao monumento da Reserva da Biosfera situado na rotunda de Xaguate em fase final de implementação.

Igualmente os membros da CNP têm programado deslocações aos locais de intervenção da Associação Projecto Vitó como Cabeça Fundão, Chã das Caldeiras e Monte Velha e da implementação do projecto da Associação Onda Verde da localidade de Lomba.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos