Fogo/Santa Catarina: Câmara inicia a reabilitação de perto de sete dezenas de casas de famílias de baixa renda – Alberto Nunes

São Filipe, 26 Mar (Inforpress) –  A Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo vai iniciar a reabilitação de 66 moradias sociais de famílias de baixa renda nas várias localidades do município no quadro do Programa Requalificar, Reabilitar e Acessibilidades (PRRA).

O presidente da autarquia Alberto Nunes disse que as moradias que vão beneficiar de reabilitação estão identificadas e além de criar condições condignas de habitabilidade com o programa de reabilitação das casas de famílias de baixa renda vai-se também criar empregos.

Além da reabilitação das 66 moradias, a autarquia de Santa Catarina vai nas próximas duas semanas proceder à entrega de uma casa reabilitada e outras três construídas de raiz a famílias com maiores dificuldades, assim como a entrega de sete dos 14 quartos para acolhimento de turistas que faltam concluir, no quadro do projecto “turismo familiar”.

Na segunda-feira a equipa camarária procedeu à análise do dossiê sobre a requalificação da cidade de Cova Figueira, com apreciação e deliberação sobre os últimos pormenores, devendo o dossiê ser encaminhado ao Ministério das Infra-estruturas na próxima semana para o lançamento do concurso público para selecção de uma empresa para implementação dos trabalhos.

Quanto à reabilitação da estrada que liga a cidade de Cova Figueira a Casinha, no litoral, passando por Maria da Cruz e Domingos Lobo, assim como a construção do miradouro de Maria da Cruz, financiados pelo Fundo do Turismo, o autarca disse que a câmara aguarda a decisão do júri sobre o vencedor do concurso para adjudicação das obras para poder iniciar os trabalhos.

Em termos de saneamento do meio, a mesma fonte avançou que a sua autarquia encomendou um camião de lixo com capacidade para 10 metros cúbicos, superior ao existente no município que, segundo o mesmo, deverá chegar na primeira quinzena de Abril, juntamente com um conjunto de contentores e papeletas.

Estes equipamentos, segundo o mesmo, vão permitir resolver o problema de saneamento com a recolha de lixo em todas as localidades do município de Santa Catarina do Fogo.

Ainda no sector de saneamento, encontra-se na fase final a reabilitação e ampliação do cemitério de Monte Paragem, que prevê alargamento, iluminação, melhoria de acesso, parque de estacionamento, de entre outros, faltando neste momento apenas iluminação e pequenos retoques para a conclusão dos trabalhos.

No próximo mês de Abril, além da viatura apropriada para recolha de lixo a câmara espera receber três outras viaturas, sendo um hiace e duas cabines duplas para reforçar o parque de viaturas da autarquia, sendo que o hiace servirá para alguns serviços da autarquia, permitindo fazer as deslocações às localidades de forma mais confortável.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos