Fogo: Prova de hipismo com cavalos de terra contou apenas com três participantes 

São Filipe, 27 Abr (Inforpress) – A prova de hipismo com cavalos de terra, realizada sexta-feira, contou com três participantes depois de alguns proprietários vindo de outras ilhas terem retirado os seus cavalos na sequência de desentendimento com a inscrição de um cavalo puro sangue.

A inscrição da égua, Eva (CVMovel) do proprietário foguense, Raul Fernandes, na categoria de cavalo de terra provocou o desentendimento e quatro cavalos inscritos acabaram por não participar na prova, que contou com a participação de três éguas, Eva, vencedora, Filadelfia, segundo classificado e Taiana, que estreou nas provas e hipismo e ficou na terceira posição.

Hoje realiza-se a primeira fase da corrida de cavalos puro sangue (PS) ou estrangeiros, com nove cavalos da ilha do Fogo, Armando Cunha, Anak, Rolex, Criston, Furacão, Zaffature, Dom Pablo, Lura e Tripolia, um da ilha do Sal (Invasor) e outro de S.Vicente (Airley).

Segundo o sorteio já realizado, a primeira série é constituída pelos cavalos Armando Cunha, Invasor e Furacão, a segunda por Criston e Airley, a terceira por Tripolia, Rolex e Lura e a quarta e última série por Don Pablo, Anak e Zaffature.

O proprietário do cavalo Furacão disse à Inforpress que dificilmente vai participar na prova devido a problemas de saúde, sendo que o pior cenário aponta pela sua não participação nas provas.

Igualmente, alguma informação não confirmada pela comissão organizadora da prova de hipismo aponta que o cavalo Invasor, que veio da ilha do Sal, poderá regressar este sábado a Santiago e não vai assim participar nas tradicionais corridas de cavalo das festas do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe.

O vereador da Cultura da Câmara Municipal de São Filipe, Caetano Rodrigues, disse à Inforpress que para a prova de hipismo para cavalos de puro sangue, o valor global dos prémios monetários é de um milhão de escudos, sendo que 250 mil escudos são para o primeiro prémio, 200 para o segundo, 180 para o terceiro, 150 para o quarto, 120 para o quinto e 100 mil para o sexto classificado.

A nível do torneio quadrangular de futebol entre as equipas do Botafogo e Vulcânico (São Filipe) e mistos dos Mosteiros e de Santa Catarina, a organização deu a conhecer o calendário dos jogos sendo que na primeira jornada, a realizar domingo, jogam Vulcânico – Mosteiros e Botafogo – Santa Catarina e na segunda jornada, no dia 30, defrontam-se Botafogo – Mosteiros e Vulcânico – Santa Catarina.

Para hoje, além da primeira fase da prova de hipismo destaca-se ainda a continuação da feira de saúde e de agropecuária no largo de Cruz dos Passos, e a primeira noite de festival na praça do Presidio com actuação de Chris e Banda, Dina Medina, Loony Johonson e Ferro e Gaita.

Já o programa da Casa das Bandeiras, tem previsto a visita ao centro de idoso Irmã Franciscana, momentos de BCA e o início do pilão para a preparação do milho para o almoço dos cavaleiros.

JR/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos