São Filipe, 08 Nov (Inforpress) – As pinturas de vários muros da cidade de São Filipe trouxeram novo visual a algumas artérias mais movimentadas da cidade, no quadro da Semana d´Arte.
Artistas locais como Paulo Pina, Zelito, Panaiote, Jorge Soares e Raulim envolveram-se durante uma semana nas pinturas murais, privilegiando aspectos relacionados com a ilha do Fogo e a sua cultura.
O muro à entrada da cidade para quem chega à ilha por via aérea, assim como a parte do paredão na Avenida Amílcar Cabral, para quem entra na cidade vindo do porto de Vale dos Cavaleiros e do interior norte da ilha, ganharam um novo colorido, bem como o muro que delimita o acesso à escola secundária Dr. Teixeira de Sousa, foram os três privilegiados nesta edição da Semana d´Arte.
O evento terminou na noite de domingo e, segundo a Vereadora da Cultura da câmara de São Filipe, Lia Barbosa, e retoma, quatro anos depois, foi considerada positiva já que todas as actividades programadas foram realizadas e com participação de muitas pessoas, incluindo as realizadas em Ponta Verde (norte) e Patim (sul).
Algumas das acções, como a formação em arte e cabedal, ministrada pelo artesão Beto Diogo, e que conta com mais de duas dezenas de participantes, vão prosseguir por mais uma semana.
A quinta edição da Semana d´Arte, segundo a vereadora da Cultura, não foi realizada em toda a sua dimensão devido às restrições ainda em vigor.
“A retoma foi tímida e apenas com artistas locais, excepto a participação dos artistas de Espanha e Itália, no quadro do Festival Sete Sóis Sete Luas”, declarou a vereadora, sendo a expectativa para o próximo ano, continuou, contar com mais actividades e participação de artistas locais e internacionais.
O encerramento da quinta edição da Semana d´Arte, que decorreu nas instalações da Casa das Bandeiras, teve sessão de dança com o grupo Ana Nha Procópio, de Campanas de Baixo, standy up comedy, com Perivaldo, Jacira e Janete, e actuação dos artistas locais Yacine e Augusto Cego.
JR/AA
Inforpress/Fim