Fogo: Jorge Nogueira defende produção em “maior escala” para atrair investidores

Cidade da Praia, 08 Mai (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Jorge Nogueira, defendeu hoje uma produção em “maior escala” na ilha do Fogo no sentido de se atrair investidores interessados em abastecer, não só a ilha, mas também outros mercados.

Jorge Nogueira fez tais declarações à imprensa à margem do acto da apresentação pública dos objectivos de uma missão cabo-verdiana, que estará de 10 a 16 deste mês no Estado de Massachusetts, Estados Unidos da América, para a mobilização de parcerias e desenvolvimento no âmbito do Programa das Plataformas para o Desenvolvimento Local e Objectivos 20/30.

“Temos que produzir em muito maior escala, em grandes quantidades, para atrair investidores que realmente queiram ter aí fábricas, por exemplo, de transformação, mas também queiram conservar e abastecer a ilha do Fogo e outros mercados”, disse aquele autarca.

Sobre a referida missão, Jorge Nogueira frisou que o Fogo tem “uma vasta comunidade” emigrada nos Estados Unidos que mantém uma “relação estreita” com os três municípios da ilha.

“Nós sabemos que os nossos emigrantes têm um papel importante no desenvolvimento da ilha. Há neste momento projectos e programas exequíveis e ambiciosos e essa comparticipação e parceria é extremamente importante”, acrescentou.

Neste âmbito, disse Jorge Nogueira “que há muito por fazer”.

“Muitas vezes os nossos emigrantes têm o know-how, têm também capacidade de investimento e é necessário mostrar-lhes as áreas que os municípios definiram como estratégicas para o desenvolvimento da ilha do Fogo”, prosseguiu a mesma fonte citando o turismo, a agricultura, sobretudo na vertente fruticultura e cafeicultura, e a transformação agroindustrial.

“Temos também a pesca e a pecuária que precisam de maiores investimentos”, acrescentou Jorge Nogueira, justificando estas escolhas com as “enormes potencialidades” que a ilha do Fogo possui e que “ainda são pouco exploradas”.

De acordo com uma nota de imprensa do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, integra esta missão membros e técnicos das plataformas, dirigentes locais da ilha do Fogo e representante do Ministério das Finanças, responsável do programa Plataformas, no quadro do apoio que tem vindo a disponibilizar estas autarquias na mobilização de parcerias para o desenvolvimento e cumprimentos dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A missão incorpora os autarcas dos três municípios da ilha do Fogo que, durante a sua estada, terão a incumbência de mobilizar a diáspora para o seu engajamento, técnico e financeiro, na implementação dos Planos Estratégicos Municipais de Desenvolvimento Sustentável (PEMDS).

Esta missão aos Estados Unidos, particularmente ao Estado de Massachusetts, é apontada pelas Nações Unidas como sendo de importância capital na mobilização de parcerias, tendo em conta a importante comunidade cabo-verdiana residente nas cidades de Boston e Brockton, estimada em mais de 30.000 emigrantes, na sua maioria oriunda da ilha do Fogo.

Através dos respectivos gabinetes, cita a fonte, as câmaras de São Filipe, dos Mosteiros e de Santa Catarina do Fogo estão a trabalhar de forma coordenada com as autoridades locais e com as Associações dos Emigrantes das cidades de Boston e Brockton para garantirem o sucesso da missão.

O Programa de Plataformas para o Desenvolvimento Local e Objectivos 20/30 em Cabo Verde é financiado pelo Grão-Ducado do Luxemburgo, no montante de dois milhões de euros, por um período de três anos (2017-2019), administrado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e implementado pelo Ministério das Finanças e a Associação dos Municípios de Cabo Verde.

Tem como objectivo o reforço das capacidades dos actores locais em matéria de articulação a vários níveis, a planificação estratégica e desenvolvimento económico local, visando contribuir para a parceria global para a inovação em matéria de desenvolvimento territorial e de governação local.

GSF/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos