São Filipe, 29 Nov (Inforpress) – A Igreja Católica na ilha do Fogo e a Diocese de Santiago estão “mais ricas” com a criação da nova unidade paroquial de Nossa Senhora de Fátima, com sede em Ponta Verde, zona norte de São Filipe.
A afirmação é do cardeal Dom Arlindo Furtado que domingo, 28, celebrou a missa que marcou a instalação da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, que surgiu com a desagregação da então Paróquia de São Lourenço.
“Ponta Verde está a desenvolver e criar um pólo de desenvolvimento, de ensino e de aglomeração humano e com perspectivas de futuro”, disse Dom Arlindo, sublinhando que neste contexto de crescimento a igreja tem de ter uma “presença assinalável”, e que a criação da paróquia dá “outra perspectiva” de crescimento e “capacidade de evangelização”.
“Agora temos algumas vocações sacerdotais que permitem descentralizar e distribuir tarefas para incentivar cada vez maior a participação da população”, salientou Dom Arlindo Furtado, salientando que foi tudo isso que contribuiu para a criação da nova paróquia, cujo dia passará a ser assinalado a 28 de Novembro.
Para o prelado, será uma “data memorável”, não só para a paróquia como também para a Diocese de Santiago porque a nova paróquia é um “membro importante” da diocese que neste momento passa a contabilizar 25 paróquias.
Esta paróquia que surge da divisão da paróquia de São Lourenço, fica sob jurisdição do pároco Egídio Santos, que assim acumula esta função com a do pároco de Nossa Senhora de Ajuda (Mosteiros).
O sacerdote não vê dificuldades em dar cobertura às comunidades que compõem a nova paróquia, lembrando que neste momento são três sacerdotes nos Mosteiros.
Os fiéis das comunidades da mais nova paróquia do município de São Filipe mostraram-se satisfeitos com a sua criação, mas conscientes de que isso vai exigir uma grande colaboração de todos.
A paróquia de Nossa Senhora de Fátima cobre as zonas que vão desde Às-Hortas até Campanas de Baixo, passando por Ponta Verde (sede), Galinheiro e S.Jorge, ficando a parte restante da freguesia de São Lourenço integrada na paróquia de São Lourenço.
Com a institucionalização da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, a ilha do Fogo passa a contar com cinco paróquias, nomeadamente as de Nossa Senhora da Conceição, São Lourenço e Nossa Senhora de Fátima, no município de São Filipe, a de Santa Catarina, no município de Santa Catarina do Fogo, e a de Nossa Senhora da Ajuda, no município dos Mosteiros.
JR/AA
Inforpress/Fim