Fogo: Festival Internacional de Cinema “Djarfogo Cine-Fest” arranca hoje em Chã das Caldeiras

São Filipe, 09 Nov (Inforpress) – O Festival Internacional de Cinema “Djarfogo Cine-Fest” inicia-se hoje na ilha do Fogo com acções concentradas na localidade de Chã das Caldeiras, neste primeiro de quatro dias do festival.

Uma sessão de animação cultural e ritual com a particularidade sonora foguense à entrada de Chã das Caldeiras e uma sessão de boas vindas aos cineastas e convidados com a participação ao antigo Presidente da República, Pedro Pires, através da plataforma zoom, marca o início do certme.

Assim, neste primeiro dia do festival, prevê-se para Chã das Caldeiras uma palestra sobre o Parque Natural do Fogo, orientada pela investigadora e cineasta francesa Floriane Chouraqui, workshop de produção cinematográfica e audiovisual, ministrado por cineastas aos estudantes da escola secundária da cidade de Cova Figueira, e outro sobre “storytellin´mi” (contando histórias) com a fotojornalista Janeth Tavares.

Ainda para este primeiro dia, destaca-se uma sessão de boas-vindas aos convidados internacionais, nomeadamente Estados Unidos da América, Suécia, Itália, França, República Democrática do Congo, Senegal, Holanda, CPLP e cineastas com filmes no festival.

Para o início da noite está agendado a estreia nacional da curta-metragem ficção “the volcano´s last wish” (O último desejo do vulcão), uma produção da Txan Film Productions & Visual Arts, com duração de 25 minutos, seguido de sessão de perguntas com o produtor e realizador Guenny Pires e actores do filme.

Ainda para o primeiro dia do festival estão previstas mostra dos documentários “Fogo na Boca”, da francesa Floriane Chouraqui, “Bidon”, da realizadora cabo-verdiana Celeste Fortes, “Inimigo Público”, do realizador cabo-verdiano Mário Almeida, e “Manuel de Novas, coração de um poeta”, de Neu Lopes.

Serão exibidos ainda as curtas-metragens  “Anjo” do realizador cabo-verdiano Hélder Fortes, e “Infância por um fio” do realizador cabo-verdiano Lonny Alves.

As actividades do segundo dia do festival estarão repartidas entre os municípios dos Mosteiros (parte de manhã) e de São Filipe (tarde e noite), com destaque para a realização de workshop de produção cinematográfica e audiovisual ministrados pelos cineastas presentes no festival, na biblioteca municipal dos Mosteiros.

Para São Filipe está programada a realização de masterclass (classe mestre) sobre turismo e filme, com Michele Zavoli, responsável da Humana Skala, e “A importância dos festivais e mostras de audiovisual” com o cineasta Rui Manuel da Costa, entre outros, para além da exibição de filmes em competição no auditório Padre Pio Gutttin.

JR/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos