Fogo: Equipamentos médicos doados ao hospital regional avaliados em mais de 700 mil dólares

São Filipe, 30 Set (Inforpress) – Os equipamentos médicos doados ao hospital regional São Francisco de Assis pelo Templo da Restauração estão avaliados em mais de 700 mil dólares, perto de 70 mil contos cabo-verdianos, segundo o bispo desta instituição religiosa, Ângelo Barbosa.

O acto simbólico da entrega dos equipamentos ocorreu na manhã de hoje no hospital regional, no primeiro dia de realização de consultas gratuitas ministradas por uma missão médica constituída por cerca de 40 pessoas, de várias especialidades.

De entre os equipamentos, o director do hospital regional São Francisco de Assis e da região Sanitária Fogo/Brava, Evandro Monteiro, destacou o de mamografia com múltiplas valências, mas há também equipamentos de laboratório, radiologia, cirurgias e outras, assim como um conjunto de materiais consumíveis e medicamentos que vão ajudar o hospital a melhorar a qualidade de prestação dos cuidados médicos.

Os equipamentos e materiais hospitalares que, no dizer do director do São Francisco de Assis, representam um valor avultado, pelo que considera “uma doação muita generosa e que ultrapassou as expectativas do próprio hospital”.

O bispo do Templo da Restauração, com sede em Nova Iorque, Estados Unidos da América, Ângelo Barbosa, disse que a missão se enquadra no programa iniciado no ano passado com a vinda de uma equipa de especialistas para São Vicente, indicando que o objectivo é apoiar as pessoas com mais necessidades em termos de saúde, através de consultas gratuitas.

Neste momento a instituição já está a pensar na missão para o próximo ano que, em princípio, deverá contemplar a ilha de Santiago.

A nível da ilha do Fogo, a missão com vários especialistas, vai estar dois dias em São Filipe (hospital), um dia nos Mosteiros e outro em Santa Catarina (centros de saúde) e o último dia será dedicado à Chã das Caldeiras para realização de uma feira de saúde e para contactos com a população, visita às crianças em idade escolar, do jardim ao sexto ano, com entrega de materiais didácticos, de higiene e cesta básica.

Além da doação dos equipamentos, materiais e medicamentos, e da vinda da missão médica, a instituição religiosa está a apoiar o hospital na transformação/adaptação de um espaço para acolher o banco de sangue do referido estabelecimento hospitalar, em fase avançada de execução.

Hoje centenas de pessoas ocorrem ao hospital para consultas nas diferentes especialidades e por volta das 10:00 perto de 300 pessoas já estavam inscritas para consultas com especialistas americanos acompanhados de profissionais de saúde do São Francisco de Assis, nas áreas como pediatria, oftalmologia, ginecologia, urologia, e realização de análises de sangue, testes de HIV, controlo de tensão arterial, tratamento dentários, de entre outros.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos