Fogo: Direcção-geral dos Recursos Marinhos disponibiliza 3.500 contos a câmara dos Mosteiros para fileira da pesca

São Filipe, 22 Mai (Inforpress) – A Direcção-geral dos Recursos Marinhos (DGRM) vai disponibilizar à Câmara Municipal dos Mosteiros uma verba de 3.500 contos para a segunda fase do projecto de desenvolvimento da fileira da pesca.

No âmbito da visita que o ministro do Turismo e Transportes e da Economia Marítima, José Gonçalves, vem efectuando à ilha do Fogo, e no quadro da agenda 2030, é celebrado um entre a autarquia e o Ministério da Economia Marítima, através da DGRM, um contrato programa no valor de três mil e 500 contos para o sector da pesca.

O montante visa dar continuidade às obras de reabilitação da Casa dos Pescadores na praia Lantcha, enquadradas no projecto de desenvolvimento da fileira da pesca, desenvolvida no âmbito do programa das plataformas para o desenvolvimento local e os objectivos do desenvolvimento sustentável em Cabo Verde.

A primeira fase do projecto, co-financiado pelo Sistema das Nações Unidas no valor de 30 mil dólares, está prestes a ser concluído e incidiu sobretudo na construção de 15 abrigos de motor de popa e dos engenhos da pesca.

A segunda fase, financiado através do contrato-programa entre a autarquia e a DGRM, consiste no desenvolvimento da fileira da pesca no município dos Mosteiros e contempla a remodelação do edifício da Casa dos Pescadores, a instalação da unidade de conservação de pescado e de uma loja de materiais e engenhos da pesca, espaço para a associação dos operadores da pesca dos Mosteiros.

A plataforma local dos Mosteiros já mobilizou até este momento cerca de 50 por cento (%) do montante total necessário para a execução do projecto de impacto de Mosteiros, avaliados em cerca de 14 mil contos.

JR/AA

Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos