Fogo: Contrato de empreitada e consignação da obra da praça João Paes assinado hoje

São Filipe, 11 Jul (Inforpress) – O contrato de empreitada e consignação da requalificação da praça João Paes (4 Setembro), na cidade de São Filipe, é assinado hoje, no quadro das actividades comemorativas dos 97 anos da elevação de São Filipe à categoria de cidade.

A requalificação da praça, cujo concurso público foi lançado em meados de Março, visa tentar repor a situação anterior à intervenção do passado que descaracterizou este espaço público.

Os trabalhos são financiados no âmbito do eixo IV do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidade (PRRA) e representa um investimento de mais de oito mil contos.

A requalificação da praça consiste na retirada da camada de cimento, trabalhar em tudo que é espaço verde, com introdução de pequenos arbustos, mas também trabalho de iluminação, não só voltado para o espaço, mas também ao redor, permitindo a visualização completa deste espaço de memória.

Além da retirada de toda a laje de betão, a requalificação prevê o calcetamento artístico, um pouco mais apropriado com o espaço e para tentar repor a situação que existia antes da intervenção que descaracterizou o espaço, assim como uma intervenção à volta da praça João Paes, incluindo as estradas e passeios, podendo ir um pouco mais além relativamente aos edifícios emblemáticos (sobrados) das redondezas, admitiu recentemente o presidente do Instituto de Investigação do Património Cultural, IPC, Jair Fernandes.

A praça João Paes de Vasconcelos foi inaugurada na década de 30 do século passado e passou, depois da independência, a ser designada de praça 4 de Setembro, e está localizada no núcleo histórico da cidade, defronte ao edifício de Paços do Concelho e rodeado de sobrados emblemáticos, construídos no século passado.

No quadro das actividades comemorativas dos 97 anos da elevação de São Filipe a cidade, que se assinala a 12 de Julho, além da assinatura do contrato de empreitada e consignação da obra da praça João Paes, está agendada para hoje a socialização da estrutura do plano de salvaguarda do centro histórico e inicio dos trabalhos no centro histórico, nomeadamente o calcetamentos e passeios do largo da Botica, nas proximidades de Seafood.

No período da tarde está agendado a abertura da agência do banco BAI Cabo Verde, uma cerimónia que é presidida pelo autarca de São Filipe, Jorge Nogueira.

Esta vai ser a oitava agência do banco BAI Cabo Verde, que já dispõe de quatro balcões na ilha de Santiago, sendo três na Cidade da Praia e uma na de Assomada, duas agências na ilha do Sal, uma em S.Vicente e outra na ilha da Boa Vista, e a partir de hoje conta com a presença na ilha do Fogo.

JR/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos