Fogo: Cidade de São Filipe acolhe sábado a II edição da Universidade do Poder Local promovida pela JpD

São Filipe, 09 Mai (Inforpress) – A cidade de São Filipe acolhe no próximo sábado, 11, a segunda edição da Universidade do Poder Local (UPL), promovida pela Juventude para a Democracia (JpD).

O evento que terá lugar nas instalações do auditório Padre Pio Gottin acontece no âmbito da visita de trabalho de três dias que o presidente da Juventude para a Democracia (JpD), Euclides Silva, realiza à ilha do Fogo acompanhado do secretário-geral, Esmael Teixeira, a partir de  sexta-feira, 10.

Do programa de visita dos responsáveis da JpD consta uma deslocação à escola secundária Dr. Teixeira de Sousa, para encontro com Associação de Estudantes deste estabelecimento de ensino, mas também uma visita ao Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) através do Centro de Emprego e Formação Profissional para a região Fogo/Brava.

Já no dia 11 esta organização da juventude realiza a IIª edição da Universidade do Poder Local, que é uma rubrica formativa da JpD que procura responder às exigências de uma administração autárquica cada vez mais actualizada com maior rigor e responsabilização na gestão dos recursos públicos, na difusão do conhecimento, na modernização e reformas administrativas, na qualificação da administração autárquica e no bem-estar da comunidade.

A Universidade do Poder Local visa responder  também às exigências do planeamento e gestão do território, a recuperação e reconversão urbanísticas e criteriosa gestão financeira, o direito do ambiente e sustentabilidade ambiental, o património, a ciência e a cultura, a acção social, as novas políticas de integração.

Na óptica da JpD, tudo isso constituem preocupações a merecer atenção prioritária dos responsáveis autárquicos, mas para que isso aconteça é necessário dar o devido destaque na definição do plano de estudos e debates da Universidade do Poder Local.

A abertura da Universidade do Poder Local (UPL) vai ser presidida pelo secretário-geral adjunto do MpD, Carlos Monteiro, seguindo-se um conjunto de comunicações sobre diversos temas, nomeadamente “transparência, poder local e municipalismo: estrutura e funcionamento”, cujo orador é o presidente da JpD, Euclides Silva, “política e redes sociais”, apresentado por Carlos Monteiro, “estratégia e eficiência na comunicação política”, apresentado pelo deputado nacional Carlos Lopes, e “como dirigir uma campanha eleitoral? o papel do director de campanha”, pelo presidente da Assembleia Municipal de São Filipe, Adolfo José Rodrigues.

JR/FP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos