EU Católica prevê criação de um centro de atendimento e acompanhamento psico-espiritual para dar resposta aos desafios actuais 

Cidade da Praia, 22 Nov (Inforpress) – O director da Escola Universitária Católica, padre José Eduardo Afonso, adiantou hoje que a referida instituição prevê criar em 2024 um centro de pesquisa, atendimento e acompanhamento psico-espiritual visando responder às necessidades existentes e contribuir no desenvolvimento do país.

José Eduardo Afonso adiantou estas informações à Inforpress, à margem da cerimónia de abertura da conferência intitulada “A positividade do pensamento e a espiritualidade da psicologia”, no âmbito da abertura do ano académico 2023-2024 da Escola Universitária Católica de Cabo Verde, realizada hoje na Cidade da Praia.

“Este ano, nós optamos por proporcionar à comunidade académica uma reflexão feita por um especialista dentro dessa temática a positividade do pensamento e a espiritualidade da psicologia. Nesta perspectiva e neste foco reflexivo, constatamos que há um enfraquecimento, do ponto de vista psíquico ou espiritual, das pessoas”, disse.

Asseverou, neste sentido, que a EU Católica e a Igreja Católica de Cabo Verde, com este tema, quer alertar para o fenómeno e sobre a necessidade de tomada de consciência sobre esta problemática.

“A Igreja tem interesse onde o homem tem interesse. E por isso, nós, para além de promover esta conferência, nós vamos durante o ano lectivo, oferecer uma pós-graduação nessa área, Psicologia Positiva e Espiritualidade, para no próximo ano criarmos um centro de pesquisa e de atendimento, acompanhamento psico-espiritual, que vai estar ao serviço das pessoas e da sociedade cabo-verdiana”, precisou.

Conforme realçou, a Igreja Católica quer também dar o seu contributo na busca de caminhos e de respostas para a fragilidade humana experimentada de modo particular neste momento.

Apontou que o que está na raiz de todas as mazelas e doenças que tem afectado a sociedade em geral, e o cabo-verdiano em particular e existência de uma sociedade doentia, depressiva, está relacionado com o modo de encarar e de ver a vida, mudança de pensamento e a incapacidade de aliar o poder técnico ao existencial, à vida real.

“Nós estamos a viver num mundo frenético, de muita correria, por causa deste estilo e deste modo de pensar, e muitas vezes nós não temos sequer tempo para nós. Não temos tempo. Não temos tempo para escutar a nós próprios, não temos tempo para escutar os outros, não temos tempo para olhar a vida a partir de um outro prisma, porque o que conta é a produção, a eficiência”, frisou.

A mesma doente salientou, por outro lado, que a referida instituição de ensino superior quer afirmar-se no contexto cabo-verdiano como uma instituição de excelência e credível, uma instituição que caminha lado a lado com a sociedade, com a problemática que as comunidades enfrentam.

Este director destacou ainda a aposta da EU Católica de Cabo Verde na internacionalização, intercâmbios de saberes e um diálogo maior entre as diversas pesquisas, em várias áreas, visando dar resposta à sociedade actual e aos desafios do mundo actual.

“Portanto, nós acreditamos muito na produção do conhecimento em rede, valorizando a dimensão prática existencial do indivíduo inserido no seu habitat próprio. E, para além disso, um outro grande desafio que nós temos é, naturalmente, a modernização do campus da EU Católica e também da unidade orgânica em São Vicente, aliado ao desenvolvimento das novas tecnologias, por forma a podermos chegar a todas as ilhas e a todas as pessoas que, porventura, no futuro estarão interessados a fazer percurso com a EU Católica”, concluiu.

A EU Católica foi formalizada por despacho conjunto dos bispos das Dioceses de Santiago e de Mindelo, no dia 01 de Janeiro de 2022 e obteve o reconhecimento civil, pela Agência Reguladora do Ensino Superior, a 27 de Outubro de 2022.

A instituição iniciou as suas actividades lectivas, na ilha de Santiago, no dia 21 de Novembro e neste primeiro ano arranca com três cursos de pós-graduação, designadamente a Pós-graduação em Formação para a Docência no Ensino Superior, a Pós-graduação em Ciências Religiosas e a Pós-graduação em Ensino da Doutrina Social da Igreja.

CM/ZS

Inforpress/Fim.

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos