Estrutura da administração pública está “saturada e pesada” a nível do emprego – responsável (rectificada)

Cidade da Praia, 21 Mai (Inforpress) – A coordenadora da Unidade de Coordenação do Sistema Nacional de Qualificações do Ministério das Finança, Jacqueline Moniz, defendeu hoje, na Cidade da Praia, que a administração pública está “saturada e pesada” a nível do emprego.

Jacqueline Moniz fez essa afirmação à imprensa , antes de participar na III conferência sobre “Emprego, Empregabilidade e Empreendedorismo”, promovida pelo Instituto Superior de Ciência Económica e Empresais (ISCEE).

A responsável esclareceu que o papel de Estado, neste momento, é na criação das condições para o emprego e “não emprego para”, lembrando que os organismos estatais têm a missão de criar mecanismos para os jovens trabalharem as suas competências.

Em relação ao tema dessa conferência, explicou que consiste em apresentar o “estado da arte” do emprego e da empregabilidade em Cabo Verde, com o propósito de esclarece aos jovens estudantes se querem um emprego ou a empregabilidade.

“O emprego é um cargo e uma ocupação e a empregabilidade é a forma que temos para nos capacitáramos e estarmos à altura do mercado”, esclareceu.

Ulisses Vieira, coordenador do programa ISCEE em debate, disse que, através dessa conferência, a instituição pretende trazer “expert” do assunto para “subsidiar” informações e experiências aos alunos para que possam, desde já, começar a vivenciar aspectos práticos a nível do emprego e da empregabilidade.

O projecto “ISCEE em Debate”, segundo uma nota da instituição, tem como objectivo, promover e garantir aos alunos e a sociedade o acesso às informações que favoreçam o exercício da cidadania, bem como ampliar os tempos e espaços de aprendizagem.

(Nova versão que rectifica o título e o “lead” substituindo “estrutura governamental e estatal” por “administração pública”).

OM/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos