Escola Secundária Abílio Duarte quer que alunos façam “escolha consciente” das suas profissões

Cidade da Praia, 27 Abr (Inforpress) – A Escola Secundária Abílio Durante (ESAD), em Palmarejo, realizou hoje uma feira das profissões com o objectivo de orientar os alunos a fazem uma escolha “consciente e assertiva” do curso e da profissão que queiram exercer no futuro.

Segundo a psicóloga e sub-directora para os Assuntos de Inclusão Social e Promoção da Cidadania, Ana Varela, a feira das profissões enquadra-se no programa “Orientação Escolar Vocacional e Profissional”, desenvolvido durante o 2º e o 3º trimestre deste ano lectivo com alunos do 10º e 12º anos e com os alunos do 8º ano.

“O objectivo principal é levar os alunos a fazer uma escolha consciente e assertiva. Para isso, é necessário terem informações e neste que estamos a organizar a feira. Para que os alunos possam informar-se e dotar-se de meios para que possam fazer a sua escolha do curso e da profissão futura,” explicou a sub-directora para os Assuntos de Inclusão Social.

Conforme a mesma fonte, a feira é uma actividade que complementa a sessão semanal realizada com as turmas na qual trabalharam seis áreas de intervenção do Programa Orientação Escolar Vocacional e Profissional: o auto-conhecimento, a influência, o projecto de vida, as informações profissionais, a sociedade, o trabalho e a escolha.

A feira das profissões contou com a participação de várias instituições, de todas as universidades sediadas na Praia, das escolas de formação profissional e ainda de profissionais individuais como arquitectos, juízes, médicos, pediatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, economistas, contabilistas, engenheiros, biólogos, professores, polícia entre outros, para partilhar as suas experiências e informações sobre as duas profissões aos alunos.

“Depois dessa actividade os alunos vão organizar-se em função dos seus interesses para dirigirem-se aos profissionais e às profissionais e universidades para fazem perguntas e conhecem melhor a profissão que queiram escolher”, ajuntou Ana Varela para quem desta forma os estudantes estarão em condições de fazer melhores escolhas.

CD/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos