Entidade Reguladores Independente da Saúde vai emitir normas sobre produção de máscaras

Cidade da Praia, 27 Abr (Inforpress) – A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) vai publicar, “dentro de dias”, um conjunto de normas sobre a produção de máscaras em Cabo Verde, disse hoje à Inforpress o presidente do conselho de administração, Eduardo Tavares.

A medida, que foi motivada pela actual situação de emergência de saúde pública relacionada à covid-19, foi, segundo a mesma fonte, autorizada através do decreto-lei 47/2020 sobre a obrigatoriedade de utilização de máscara, publicado no Boletim Oficial.

“Para isso existe uma portaria que deve ser publicada, nos próximos dias, que foi elaborado pelo Ministério da Saúde e de Segurança Social e o Ministério da Industria Comércio e Energia, sobre a utilização e produção de máscaras para uso comunitário”, acrescentou.

Conforme Eduardo Tavares, já se encontram prontas para publicação as normas que foram trabalhadas entre a ERIS e o Instituto de Gestão da Qualidade e Propriedade Intelectual, que só serão publicadas, como frisou, após a publicação da portaria do Ministério da Saúde.

Referiu ainda que a portaria a ser publicado esclarece “claramente” sobre quem deve ou não produzir as máscaras.

Convidado a esclarecer mais sobre as normas, Eduardo Tavares avançou que no caso de fiscalização, por exemplo, existem entidades responsáveis para vigilância de regras de produção e que são ERIS, IGAE e delegacias de Saúde.

Questionado se a ERIS recebeu alguma denúncia quanto à postura e normas que o Hospital da Praia deve cumprir com o aparecimento de casos positivos de médicos, Eduardo Tavares adiantou que apesar de o Ministério da Saúde ter produzido um protocolo sobre abordagem à covid-19, havendo indícios ou denúncias a entidade reguladora pode, caso justificar, mandar abrir um inquérito assim como aconteceu em São Vicente.

PC/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos