Empresária recomenda investimentos nos programas de saúde mental nas organizações

Cidade da Praia, 03 Nov (Inforpress) – A empresária Dilara Spencer defendeu hoje ser necessário abraçar o “bem-estar” dos colaboradores em todas as vertentes e recomendou aos líderes organizacionais a investirem nos programas de saúde mental por forma a obter bons resultados.

Dilara Spencer, directora executiva da DS Consulting, deixou esta recomendação em declarações à imprensa durante a primeira edição da Conferência Nacional Workplace Wellbeing Cabo Verde-2023, realizada na cidade da Praia, subordinada ao tema “O poder dos Recursos Humanos na catalisação da mudança cultural”.

Nota-se em Cabo Verde um estigma relacionado com as questões ligadas à saúde mental, afirmou, acrescentando que as pessoas têm vergonha de falar sobre a temática, muitas vezes associadas à esquizofrenia como “o nível mais alto da doença”.

De acordo com a empresária, ao associar a saúde mental a complicações mais graves, acaba por dificultar a implementação de estratégias sociais e institucionais, culminando assim para que milhares de pessoas continuem a sofrer com os sintomas no mundo.

“Quando falamos de questões de foro mental falamos por exemplo dos impulsos, compulsão alimentar, compulsão por compras, a síndrome de burnout falado muito actualmente que é um fenómeno criado simplesmente no local de trabalho, depressão, ataques de pânico”, especificou, apelando a ajuda da sociedade na eliminação do tabu.

Com o crescimento e evolução exponencial da tecnologia, Dilara Spencer avançou que este possibilitou ter acesso a informações vitais e ferramentas que ajudam na recuperação dos afectados.

“A tecnologia foi uma ajuda tremenda, hoje utilizo aplicações para gestão de sono, utilizo aplicações para actividade física que é essencial para o bem-estar mental, indico aplicações para os meus clientes, as organizações, e disponibilizo training, formações e informações relacionados a temática” adiantou.

Por isso, disse ser necessário abraçar o bem-estar dos colaboradores em todas as áreas e investir em programas de bem-estar emocional, sublinhando que esta aposta vai garantir “colaboradores mais motivados” que recomendam os serviços e produtos prestados pela organização.

O evento, promovido pela DS Consulting em parceria com KombersoRH e Dilub Corporate Services, pretende ser uma conferência anual de debate entre os profissionais de Recursos Humanos, especialistas, gestores e membros integrantes de diversos sectores de actividade, sobre as questões mais importantes do bem-estar das pessoas.

LT/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos