Embaixadora da UE promete avivar cooperação entre parlamentos cabo-verdiano e europeu

Cidade da Praia, 26 Out (Inforpress) – A embaixadora da União Europeia (UE) em Cabo Verde, Carla Grijó, disse hoje, na Praia, que vai debruçar-se sobre um programa de acção no quadro do grupo parlamentar de amizade Cabo Verde União Europeia.

“O meu objectivo é pensar num programa de acção que possa activar a cooperação parlamentar entre a União Europeia e Cabo Verde, que é uma vertente muito importante da nossa Parceria Especial com Cabo Verde”, afirmou Carla Grijó.

A representante da UE fez essas considerações à Inforpress, à saída de um encontro com o presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia.

Durante a visita de cortesia ao chefe da casa parlamentar cabo-verdiana, com quem afirmou ter tido uma “conversa agradável”, a representante de Bruxelas na Praia revelou que Austelino Correia lhe apresentou o grupo parlamentar de amizade Cabo Verde União Europeia recentemente criado.

Segundo ela, a cooperação entre os dois parlamentos passará por um intercâmbio de visitas, quer da parte dos deputados cabo-verdianos, quer dos parlamentares e instituições europeus.

Instada sobre a Parceria Especial entre Cabo Verde e a União Europeia, prometeu trabalhar no sentido de “aprofundá-la ainda mais”.

“Temos também em perspectiva o novo ciclo de programação que se avizinha, cuja preparação está a ser finalizada em Bruxelas, que corresponde ao novo programa plurianual de cooperação, que esperamos que seja finalizado até ao final do ano”, indicou Carla Grijó.

Durante a sua intervenção, por ocasião da entrega de cartas credenciais ao Presidente Jorge Carlos Fonseca, destacou que o programa bilateral plurianual para o período 2021-2027 vai “balizar” o novo ciclo de cooperação com Cabo Verde.

A diplomata augurou que este programa contribua para uma recuperação económica sustentável do País do ponto de vista ambiental e socialmente inclusivo.

Carla Grijó apontou que a evolução da Parceria Especial de Cabo Verde com a União Europeia   recebeu um” importante impulso” na recente reunião ministerial realizada em Lisboa (Portugal), a 29 de Junho do corrente ano.

A próxima reunião ministerial está prevista para 2022 em Cabo Verde.

LC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos