Embaixador dos Estados Unidos em Cabo Verde visita São Vicente

Mindelo, 13 Set (Inforpress) – O embaixador dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Jeff Daigle, efectua, a partir desta segunda-feira, 13, uma visita de trabalho à ilha de São Vicente.

De acordo com uma nota de imprensa da Embaixada dos EUA em Cabo Verde, enviada à Inforpress, a visita, de dois dias, inscreve -se no âmbito do apoio do governo norte americano à segurança do espaço marítimo de Cabo Verde, visando o reforço da parceria entre os dois governos nos esforços comuns de combate à actividade marítima ilícita no Atlântico. 

Conforme o mesmo documento, a cooperação económica e comercial estará também na agenda de trabalhos, em particular investimentos privados americanos em São Vicente e o potencial de exportação de produtos pesqueiros para os Estados Unidos. 

“Para além de encontros com autoridades locais, constam do programa visitas a projetos financiados pelo Governo americano, ao local de construção do Four Points by Sheraton, às empresas Atunlo e Frescomar, bem como um encontro com cidadãos americanos residentes na ilha”, lê-se na nota.   

A embaixada refere ainda que os projectos a visitar são financiados pelo Programa de Auto-Ajuda da Embaixada dos Estados Unidos da América e reflectem iniciativas e parcerias com a comunidade local para a promoção da inclusão social, a qualidade da educação e actividades geradoras de rendimento nas comunidades. 

Ainda na ilha de São Vicente, Jeff Daigle fará um encontro de carácter militar, na sede da Guarda Costeira, onde irá passar em revista a cooperação histórica entre os dois países, mas também analisar futuras áreas de cooperação no domínio da segurança marítima e visitar o navio Guardião, da Guarda Costeira cuja recente reparação contou com o apoio do governo americano.

Jeff Daigle estará acompanhado pelo novo cônsul, Christopher Murillo, e pelo responsável dos Assuntos Políticos e Económicos, Jason Evans.

CD/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos