Dossiê dos “Arquivos de Amílcar Cabral” submetido formalmente ao registo Memória do Mundo da Unesco

Cidade da Praia, 24 Nov (Inforpress) – O dossiê de candidatura dos “Arquivos de Amílcar Cabral” foi submetido formalmente na quinta-feira, 23, ao registo Memória do Mundo da Unesco, conforme informou hoje a Fundação Amílcar Cabral.

O Programa Memória do Mundo é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) visando a salvaguarda do património documental de valor mundial, e assim, contribuir ao acesso universal de arquivos e documentos que favorecem o diálogo e a compreensão mútua entre povos e culturas.

Em comunicado enviado à Inforpress, a Fundação Amílcar Cabral informou que o documento foi submetido formalmente, através de vias apropriadas, ao registo Memória do Mundo da Unesco.

Inscrito no âmbito do Centenário de Amílcar Cabral, trata-se, para a Fundação Amílcar Cabral, de consolidar o valor universal do legado de Amílcar Cabral, o qual tem sido “intensamente objecto de estudos e pesquisas” a nível internacional por “numerosos pesquisadores e universidades do mundo inteiro”.

Com este feito, aproveitou para agradecer a todos quantos apoiaram este processo, particularmente o Comité Nacional para o Programa Memória do Mundo, a Comissão Nacional para a Unesco e a Missão Permanente de Cabo Verde junto da Unesco em Paris.

ET/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos