Documentário “Tarrafal, Dez Pancadas no Carril” exibido esta quarta-feira no Centro Cultural Português

Cidade da Praia, 12 Out (Inforpress) – O Centro Cultural Português na Cidade da Praia exibe esta quarta-feira, 13, o documentário “Tarrafal, Dez Pancadas no Carril”, realizado por João Paradela, com Miguel Borges e Dalila Carmo.

De acordo com o comunicado de imprensa a que a Inforpress teve acesso, a sessão do referido documentário tem entrada gratuita, sujeita, no entanto, à reserva de bilhete que deve ser solicitado através do email do referido centro: ccp.praia@gmail.com

O Centro Cultural Português informa ainda que face à conjuntura pandémica da covid-19, a lotação do auditório é limitada e que o documentário será exibido às 19:30.

O documentário “Tarrafal, Dez Pancadas no Carril” é uma reflexão cine-poética sobre a memória do Campo de Concentração do Tarrafal que pretende, sobretudo, perceber o mecanismo da memória de um espaço que serviu para aniquilar pessoas que eram contra o regime salazarista.

“Pretende sobretudo perceber o mecanismo da memória de um espaço que serviu para aniquilar pessoas que eram contra o regime salazarista e que depois serviu para outras actividades. Saber a importância do espaço na memória colectiva em Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Angola, países directamente ligados ao espaço”, lê-se na nota.

Neste documentário, é proposta uma reflexão sobre o processo de esquecimento desse período, perguntando, em última análise, se a continuação da existência do espaço físico do Campo de Concentração é um garante da memória da sua história e do seu papel como elemento de destruição da oposição ao regime que ele representa.

CM/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos