Cidade da Praia, 11 Mai (Inforpress) – A Câmara de Comércio do Sotavento (CCS) considerou hoje que a distinção Internacional de ‘Effective CAF User’ é uma evidência do esforço e compromisso institucional com princípios de gestão da qualidade total e de excelência.
A CCS está entre as seis instituições da Administração Pública cabo-verdiana, que se candidataram ao Processo de Feedback Externo (PEF) e receberam a distinção internacional de “Effective CAF User” (Utilizador Eficaz da CAF), nomeadamente a direcção nacional de administração pública (DNAP), Registo Notariado e Identificação (RNI), Câmara Municipal da Praia, Câmara Municipal de Sal e a Direcção Nacional de Receitas do Estado (DNRE).
Esta distinção foi emitida pelo Instituto Europeu da Administração Pública (EIPA), em parceria com a Direcção-geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) de Portugal.
“Reconhece oficialmente que a CCS está comprometida em melhorar a prestação dos seus serviços tendo como o objectivo principal a satisfação do seu associados/cliente”, lê-se no comunicado de imprensa.
A distinção veio na sequência da implementação do projecto “Promover a melhoria organizacional em instituições económicas para facilitar a reforma do ambiente de negócios em Cabo Verde: Implementação da Estrutura Comum de Avaliação (CAF) ”.
Projecto este executado pelo Governo Cabo Verde, através do Ministério das Finanças, com a assistência técnica da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) e financiado pela União Europeia (UE).
“Esta distinção deveu-se ao parecer positivo elaborado pelo Agente Externo da DGAEP à CCS, sobre a forma como foi planeado, implementado e acompanhado o processo CAF, bem como, o caminho escolhido pela CCS, para atingir a excelência a longo prazo baseando-se nos princípios da excelência”, lê-se no documento.
De acordo com o comunicado, a CAF é um modelo de autoavaliação da Qualidade desenvolvida pela União Europeia, como fruto da evolução do Modelo ‘European Foundation for Quality Management’ (EFQM), visando medir o desempenho na Administração Pública, através do qual uma organização procede a um diagnóstico das suas actividades e resultados com base em evidências.
O projecto CAF é financiado pela União Europeia e visa dotar os dirigentes de instrumentos de gestão por objectivos e melhorar o ambiente de negócios através da introdução de uma cultura de excelência e qualidade nas instituições da Administração Pública, que prestam serviços aos cidadãos e às empresas.
AM/AA
Inforpress/Fim