Direcção Nacional da Educação e câmara da Praia celebram o Dia Internacional da Árvore com plantação de árvores

Cidade da Praia, 21 Mar (Inforpress) – A Direcção Nacional da Educação, em parceria com a Câmara Municipal da Praia, promoveu hoje uma campanha de plantações de árvores, com o intuito de sensibilizar a população sobre a importância de criação de espaços verdes.

A iniciativa, que decorreu na manhã de hoje, no bairro do Palmarejo, saúda o Dia Internacional da da Árvore, que se comemora hoje sob o lema “As árvores e as escolas”, e contou com a participação de alunos da Escola 13 de Janeiro e moradores do bairro.

Em declarações à imprensa, a técnica da Direcção Nacional da Educação e ponto focal do ambiente, Mónica Silva, explicou que a ideia é celebrar a efeméride, mas também alertar e sensibilizar as pessoas sobre a importância de criar e cuidar dos espaços verdes.

Segundo esta responsável, o mais importante é que as pessoas estejam consciencializadas sobre a importância da plantação de árvores, que para além de embelezar as ruas e moradias do bairro vai contribuir também para a cidade capital ter mais espaços aprazíveis.

Por outro lado, a responsável dos Espaços Verdes da Câmara Municipal da Praia, Teresa Tavares, disse que para celebrar a data a autarquia promove de 18 a 22 a Semana da Árvore, Floresta, Água e Meteorologia, com várias actividades e acções, com o intuito de chamar a atenção da população sobre a importância da preservação do meio-ambiente.

Para além de participarem na campanha de plantação, adiantou que os moradores do bairro vão ficar ainda com a responsabilidade de cuidarem e regrarem as plantas, tendo em conta que a autarquia não tem capacidade para dar cobertura a todas as localidades da Cidade da Praia.

Segundo Teresa Tavares, no total foram plantadas 130 árvores, nomeadamente palmeiras, carapate e ficus benjamim.

Proclamada em 2012 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a celebração do Dia Mundial da Árvore visa aumentar a consciência da importância de todos os tipos de florestas e, nesta data, cada país é incentivado a realizar esforços locais, nacionais e internacionais para organizar actividades que envolvem florestas e árvores, como as campanhas de plantação de árvores.

O Dia Internacional da Árvore tem por objectivo sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos, sendo que se estima que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).

AV/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos