Dia Nacional dos Direitos Humanos celebrado com aula magna no Campus da Universidade de Cabo Verde

Cidade da Praia, 24 Set (Inforpress) – A Direcção-Geral da Política da Justiça (DGPJ) promove este sábado, 25, um leque de actividades com destaque para a realização da aula magna na Universidade de Cabo Verde, para assinalar o Dia Nacional dos Direitos Humanos.

De acordo com uma nota de imprensa do Gabinete de Comunicação e Imagem do Governo, enviada à Inforpress, o evento, que envolve alunos do secundário, visa construir e reforçar a consciência cívica por via de acções educativas de sensibilização e reflexão sobre os Direitos Humanos em Cabo Verde.

Neste sentido, prosseguiu a mesma fonte, a DGPJ promove uma aula magna com a participação de estudantes do ensino secundário, no sentido de alertar sobre a necessidade de realização de acções concretas do Estado e da sociedade civil, garantindo e promovendo os Direitos Humanos.

Pretende ainda com esta iniciativa unir todas as entidades envolvidas na temática dos direitos humanos, sobre a importância de reflexão sobre a matéria, promovendo e monitorizando a sua violação, de forma a alcançar os objectivos de um Cabo Verde mais “justo”, “inclusivo” e “igual para todos”.

A nota informa ainda que as actividades abrangem todas as universidades, entidades públicas, privadas e as organizações de sociedade civil que lidam no dia a dia com os Direitos Humanos e serão presididas pela ministra da Justiça, Joana Rosa.

Cabo Verde assinala, pela terceira vez, o 25 de Setembro – Dia Nacional dos Direitos Humanos. A efeméride, instituída pelo Governo por proposta da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC), tem como propósito promover um maior conhecimento, sensibilização e reflexão da sociedade cabo-verdiana sobre o tema.

Além de ser um dia de celebração, a data pretende estimular uma análise crítica sobre a situação real do país no que se refere aos direitos humanos e aos desafios que ainda persistem, mas também uma reflexão de como é que cada um pode contribuir para melhorar o panorama.

CM/JMV
Inforpress/Fim.

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos