Cidade da Praia, 07 Abr (Inforpress) – A Organização Mundial da Saúde enalteceu hoje o “papel vital” desempenhado pelos enfermeiros e pelas parteiras e alertou para a “necessidade urgente” de fortalecer a força de trabalho global em saúde face a pandemia da covid-19.
“Este ano, no Dia Mundial da Saúde, enquanto os profissionais da saúde lideram a luta contra a pandemia da covid-19, a OMS quer aproveitar o evento para comemorar o papel vital desempenhado pelos enfermeiros e pelas parteiras”, refere a organização mundial, em mensagem divulgada para assinalar a efeméride.
“Trata-se de uma celebração que durará o ano inteiro, uma vez que 2020 foi designado o Ano Internacional do Enfermeiro e da Parteira pela OMS”, lê-se no documento enviado à imprensa através do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP).
A nota salienta ainda que os enfermeiros representam mais de 50 por cento (%) da força de trabalho em saúde do mundo e fornecem serviços vitais para todo o sistema de saúde.
“Ao longo da história, e até hoje, esse pessoal esteve na vanguarda da luta contra epidemias e pandemias que ameaçam a saúde em todo o mundo”, salienta o documento.
A mesma fonte diz também que o enfermeiro “mostra compaixão, liderança e coragem em todos os lugares ao enfrentar a pandemia do covid-19: seu valor nunca foi tão evidente quanto no momento”.
Para a directora-geral da OMS África, Matshidiso Moeti, citada na mesma nota, os enfermeiros desempenham uma função essencial nos cuidados de saúde primários, um dos pilares para alcançar a cobertura universal de saúde.
Juntamente com as parteiras, acrescentou, estabelecem uma ligação fundamental entre os indivíduos, as famílias, as comunidades e o sistema de saúde. Fornecem apoio em todo o ciclo de cuidados, desde a promoção da saúde, à prevenção, tratamento, convalescença e cuidados terminais.
Em Cabo Verde, segundo o INSP, os enfermeiros sempre desempenharam um papel fundamental no Sistema Nacional de Saúde, sobretudo logo após a independência, contribuindo “de uma forma inestimável” para a melhoria dos indicadores de saúde nas ilhas.
Actualmente, informa a mesma fonte, o número de enfermeiros no sistema público de saúde ronda os 850 profissionais, reforçados agora nesta pandemia de covid-19, com mais 170 novos integrantes.
Por outro lado, salienta que a classe de enfermagem no arquipélago “tem sido valorizada” com a implementação da carreira de enfermagem e a constituição da Comissão Instaladora da futura Ordem dos Enfermeiros de Cabo Verde.
“Devemos redobrar os esforços para valorizar o papel dos enfermeiros e das parteiras na autonomização dos pacientes e das comunidades, na facilitação do trabalho de equipa pluridisciplinar e na prestação de cuidados holísticos”, recomenda o INSP.
GSF/CP
Inforpress/Fim