Cidade da Praia, 05 Mai (Inforpress) – Conversas de “Dentro de Casa”, vídeos com várias mensagens sobre a importância da língua portuguesa, contação de histórias são algumas das actividades que marcam a celebração hoje do Dia Mundial da Língua Portuguesa em Cabo Verde, via redes sociais.
Sendo a primeira comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, depois de a UNESCO a ter declarado em Novembro de 2019, com a conjuntura actual vivida no País e no mundo, as comemorações estão a decorrer em formato virtual, através de canais ‘online’ e redes sociais, nomeadamente nas páginas oficiais de Facebook do Centro Cultural Português de Cabo Verde, na cidade da Praia e do Pólo do Mindelo, assim como do Camões – Centro de Língua Portuguesa, nas cidades da Praia e do Mindelo.
O Centro Cultural Português em Cabo Verde, na cidade da Praia, segundo um comunicado de imprensa, vai divulgar ao longo do dia de hoje vídeo com várias mensagens sobre a importância da língua portuguesa, nomeadamente, do Presidente da República de Cabo Verde e dos Embaixadores dos países da CPLP com representação em Cabo Verde.
Com o objectivo de envolver o público infantojuvenil nas comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, ao longo da primeira quinzena de Maio, e na página da rede social Facebook do Centro Cultural Português em Cabo Verde, haverá contação de histórias, a partir do dia 6 até ao dia 13, a partir das 10:00, por Dina Salústio, Antonieta Lopes, Marilene Pereira, Zenaida Alfama, entre outros.
Através da página do Centro Cultural Português Pólo do Mindelo, decorre uma “conversa de Dentro de Casa”, que consiste num ciclo de conversas com escritores de países de língua portuguesa emitidas em directo e conduzidas por João Branco.
As primeiras duas conversas serão com os escritores José Luís Peixoto, de Portugal e Germano Almeida, de Cabo Verde, Prémio Camões 2019, nos dias 05 e 07 de Maio, respectivamente, e pelas 19:00. O ciclo de conversas prolongar-se-á durante toda a primeira quinzena de Maio.
O Camões – Centro de Língua Portuguesa no Mindelo já está a divulgar alguns vídeos de leituras realizadas no quadro da Maratona de Leitura : “A(s) ilha(s) nas literaturas de expressão portuguesa”.
Ainda, teve início no dia 04 Semana da Língua Portuguesa, a partir da publicação digital, da edição do Programa de Reforço de Competências em Língua Portuguesa (formato E@D), dedicada ao Dia Mundial da Língua Portuguesa.
Para o dia de hoje, no âmbito do programa “Histórias daqui e dali – percursos literários em Língua Portuguesa”, vai ser publicado o vídeo com a entrevista a João Fonseca, autor do projecto “Estórias do meu país inventado” e, no mesmo dia, também o vídeo com a leitura da obra “Burro carga d’água” pelo seu autor, João Fonseca.
De acordo com a mesma nota, na quinta-feira,07, o CLP do Mindelo disponibiliza, em linha, uma proposta de abordagem didáctica do conto “Eu já tinha a minha bandeira” de Dina Salústio.
De volta à cidade da Praia, por ocasião da Semana da Língua Portuguesa, a Universidade de Cabo Verde, a Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa, o Camões – Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia e o Leitorado da Rede CAPES Brasil em Cabo Verde organizam o Encontro Cabo-verdiano de Língua Portuguesa, subordinado ao tema geral: “A Língua Portuguesa em Contextos Multilingues e Multiculturais”.
Este evento científico decorre entre os dias 07 e 09 de Maio e inclui videocomunicações proferidas por professores e investigadores convidados e a publicação de duas obras que advêm do trabalho de investigação desenvolvido pela Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa.
A mesma fonte dá conta que o Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia promove a acção de formação “A canção cabo-verdiana em língua portuguesa – propostas de abordagem didáctica” de 07 a 21 de Maio, vocacionada para professores de Língua Portuguesa no Ensino Secundário.
Proceder-se-á, igualmente, à publicação, em linha dos materiais desenvolvidos no âmbito do projecto “Nós e a Língua Portuguesa e do Programa de Aprendizagem de Português em Contextos Multilingues e Multiculturais”.
AM/ZS
Inforpress/Fim