Dia dos Oceanos: Movimento Civil 350 promove marcha para apelar à protecção dos oceanos

Cidade da Praia, 07 Jun (Inforpress) – O Movimento Civil 350 Cabo Verde, em parceria com a Escola Amor de Deus, promove este sábado, 08, uma mega marcha pelas ruas da Cidade da Praia, com o objectivo de apelar à protecção dos oceanos.

O evento, que está enquadrado nas actividades comemorativas do Dia dos Oceanos, que este ano tem como lema “Juntos podemos proteger e renovar os oceanos”, visa, segundo a porta-voz do movimento “Melissa Alves”, chamar a atenção para a importância da protecção dos oceanos, para o problema das construções nas orlas marítimas e do problema do lixo nos oceanos.

“O lema da marcha é ‘todos nós somos oceanos’. Sabemos que Cerca de 90% do oxigénio advém dos oceanos. Somos um país cercado pelo mar, muitas pessoas vivem da pesca, temos um grande turismo ligado ao mar. Por isso, uma responsabilidade acrescida na protecção deste bem vital para o nosso planeta, para continuar os recursos e os ganhos”, disse. Melissa Alves.

Aquela activista ambiental alerta que se as pessoas continuarem com as suas acções, a poluírem os oceanos, a diminuir o ecossistema e os animais marinhos, no futuro restará um planeta sem condições para a sobrevivência humana.

Pretende-se igualmente com esta actividade, que terá inicio pelas 9:00, na praia da Gamboa, com percurso até Quebra Canela, alertar para o facto do nível de dióxido de carbono (C02) ter atingido níveis não antes alcançados, ultrapassando o limite de 350 partes por milhão.

“O nível já está a aproximar das 500 partes por milhão e sabemos essa situação é a principal causadora das alterações climáticas”, refere o movimento.

Espera-se a participação de várias escolas da capital do país e do público em geral para juntos com as crianças fazerem apelo à protecção dos oceanos, com olhos postos na geração futura.

O Movimento Civil 350 é um movimento mundial, criado há dois anos, com o objectivo de objectivo sensibilizar as pessoas para os riscos das mudanças climáticas.

MJB/JMV
Inforpress/fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos