Dia dos Oceanos: Presidência da República acolhe acto central das celebrações promovido pela ADAD

Cidade da Praia, 07 Jun (Inforpress) – A Presidência da República recebe este sábado o acto central das comemorações do Dia Mundial dos Oceanos promovido, na Cidade da Praia, pela Associação da Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD) e parceiros.

O evento, agendado para às 10:45, vai ser presidido pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, devendo contar com os discursos dos responsáveis da MAVA Foundation e da PRCM e da representante do sistema das Nações Unidas em Cabo Verde e do presidente da ADAD.

O momento, de acordo com a associação, vai ser aproveitado para se proceder à entrega das Entrega das taças (2º e 1º lugar) enquadrado no torneio quadrangular “Vamos limpar os oceanos”.

Januário do Nascimento frisou que os oceanos são um dos temas escolhidos por Cabo Verde para a seu mandato na presidência da Comunidade dos Países da CPLP, e neste sentido indicou que a associação tem tido todo o apoio da Presidência da República na realização do evento.

O acto será, entretanto, precedida de uma megacampanha de recolha de plásticos no em frente ao novo campus da Universidade de Cabo Verde, e que decorrerá em simultâneo nos países da CPLP,  Ilhas Canárias e no espaço Parceria para a Conservação Marinha e Costeira (PRCM) que incluem Senegal, Mauritânia, Gâmbia, Guiné.

O presidente da ADAD, Januário de Nascimento, afirmou que os problemas ambientais são globais e que devem ser tratados de forma global.

“A maior parte dos nossos parceiros já confirmou nesse dia. É praticamente a mesma hora. No caso de Moçambique vai ser muito mais cedo devido ao fuso horário. Vai ser um grande dia. Cabo Verde vai estar no centro do mundo. Convidamos a representante das Nações Unidas e essa actividade tem o alto patrocínio do senhor Presidente da República, que em boa hora aceitou a nossa ideia”, frisou.

Jorge Carlos Fonseca presida também a exposição no espaço Kebra Cabana, organizada pelo Ministério da Economia Marítima.

O Dia Mundial dos Oceanos, criado em 1992 durante a Cimeira da Terra, no Rio de Janeiro,  e celebrado todos os anos a 8 de Junho, pretende chamar a atenção para a importância dos mares e oceanos.

Este dia permite ainda consciencializar as pessoas dos impactos das acções humanas nos oceanos, mobilizando a população mundial para a sua conservação.

“Juntos, podemos proteger e renovar o nosso oceano” é o tema escolhido para as comemorações do Dia Mundial dos Oceanos 2019.

Celebrado três dias depois do Dia Mundial do Ambiente, o lema do Dia Mundial dos Oceanos 2019 irá encorajar nas consciências pessoais, ações e compromissos para reduzir o plástico de uso único.

MJB/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos