Dia da Europa: Jorge Carlos Fonseca felicita e enaltece o contributo da União Europeia nesses 70 anos

Cidade da Praia, 09 Mai (Inforpress) – O Presidente da República felicitou hoje a União Europeia pelos sucessos alcançados nesses 70 anos, quer no plano económico e social, quer no plano da construção da paz, da contribuição e desenvolvimento da convivência democrática dessa organização.

Na sua mensagem enviada ao presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, por ocasião do septuagésimo aniversário da União Europeia, celebrada hoje, Jorge Carlos Fonseca enalteceu os feitos da União Europeia, que a seu ver têm beneficiado não só os seus povos como outros povos.

“Desejo e auguro uma longa existência à União Europeia, para poder continuar a ser o construtor da paz e estabilidade na Europa e uma força estabilizadora e indispensável num mundo, infelizmente, cada vez mais vulnerável, continuando a ser um parceiro de confiança, constante e indispensável ao desenvolvimento dos países economicamente menos favorecidos”, vaticinou.

Para o chefe do Estado, a contribuição da União Europeia ao desenvolvimento dos povos tem sido, ao longo desses 70 anos, o “marco mais visível” da solidariedade económica e social na comunidade internacional.

Assim como muitos outros países, Cabo Verde, sublinhou, tem beneficiado muito dessa “excelente cooperação com a União Europeia”, e neste sentido almejou que essa cooperação seja aprofundada e desenvolvida cada vez mais, para o bem dos povos.

Diante da situação que todo o mundo atravessa, provocado pela pandemia da covid -19, e dos desafios e danos causados, bem como das “enormes perdas de vidas humanas”, especialmente na Europa, Jorge Carlos Fonseca diz renovar, em seu nome e do Povo de Cabo Verde o “mais profundo respeito e fraterna solidariedade para com os povos amigos” dos países membros afectados.

O Dia da Europa ou dia da União Europeia é uma data comemorativa celebrada anualmente na Europa (ou na União Europeia) no dia 09 de Maio.

A data escolhida reflecte o dia 9 de Maio de 1950, em que o estadista francês Robert Schuman avançou com a proposta de uma entidade europeia supranacional. Essa proposta ficou conhecida como a Declaração Schuman e é considerada o embrião da actual União Europeia.

AM/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos