Cidade da Praia, 07 Mai (Inforpress) – Os 27 casos positivos de covid-19 divulgados hoje pelo Ministério da Saúde são do Hospital da Trindade, sendo 20 pacientes e sete profissionais de apoio, confirmou hoje o director nacional de Saúde, Artur Correia.
Os últimos dados confirmaram mais 30 casos positivos, entre os quais 27 casos novos na Cidade da Praia e três controlos de doentes em isolamento e registados 48 negativos.
Na conferência de imprensa habitual para fazer o ponto da situação da evolução da pandemia no País, Artur Correia informou que 21 profissionais de saúde estão infectados e que “10 ou 11” agentes da Polícia Nacional (PN) também contraíram a infecção pelo novo coronavírus.
Em relação ao Hospital da Trindade, que faz parte do Hospital Agostinho Neto, Artur Correia disse que estão a ser tomadas medidas de reforço da vigilância e preventivas, uma vez que esses profissionais vivem nas suas comunidades.
“Eventualmente, essa pode ser a via de introdução do vírus e vai-se tomar todas as medidas correctivas de eventuais falhas que tenha havido para se poder proteger todos os doentes e os profissionais”, afiançou.
Artur Correia acrescentou ainda que o Ministério da Saúde está a fazer triagem em todos os serviços do Hospital Agostinho Neto, que, segundo ele, tem sido uma “rotina”, sendo que na última terça-feira, 07, foi feita no Hospital da Trindade.
Por sua vez, o ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, fez saber que o conselho de administração já esteve reunido com a Direcção Nacional de Saúde para tomar medidas no que diz respeito ao isolamento dos infectados e o reforço dos recursos humanos.
“Uma série de medidas já foram tomadas para assegurar o funcionamento normal, bem como a protecção e seguimento das pessoas”, assegurou.
Cabo Verde regista, assim, 218 casos de covid-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago (162, com 159 na Praia, dois no Tarrafal e um em São Domingos), da Boa Vista (56) e de São Vicente (três).
Destes casos testados positivos há a registar 38 recuperados (30 da Boa Vista, uma na Praia e três em São Vicente) e duas mortes – um cidadão inglês de 62 anos que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, e uma idosa de mais de 90 anos do concelho da Praia.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 257 mil mortos e infectou mais de 3,6 milhões de pessoas em 195 países e territórios e mais de um milhão de doentes foram considerados curados.
OM/CP
Inforpress/Fim