Covid-19: Universidade de Santiago retoma actividades lectivas no regime B-Learning

Assomada, 11 Mai (Inforpress) – A Universidade de Santiago (US) retomou hoje as actividades lectivas no regime Blended Learning (B-Learning) nos campus de Bolanha, Assomada (Santa Catarina) e da Praia.

A informação foi avançada hoje à Inforpress, pelo director dos Serviços Académicos da US, Luís Rodrigues, que explicou que o regime B-Learning é um modelo educacional que combina aulas à distância com aulas presenciais.

“Esperamos mais no final do semestre ter todas as aulas em regime normal”, vaticinou o responsável.

Ou seja, segundo esta instituição do ensino superior “as aulas à distância irão prevalecer até que seja seguro partilhar o espaço dentro da sala de aula.”

No entanto, adiantou que todos os 12 cursos de licenciatura vão funcionar nessa modalidade [B-Learning], lembrando que os três de mestrado estavam a funcionar à distância desde o início da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

“(…) Como sabemos há muita gente que não tem acesso à internet e tecnologias suficiente, por isso é que fizemos todo esse compasso de espera, porque agora já temos mais as condições reunidas e as pessoas já podem deslocar-se à universidade mesmo que não seja para terem aulas, já poderão ter acesso à internet e computadores lá na US”, exteriorizou.

Desde o dia 20 de Março que esta universidade privada, sediada em Assomada, no concelho de Santa Catarina, no interior de Santiago, tem em marcha o seu plano de contingência interno, tendo optado por suspender todas as aulas presenciais, estágios (curriculares e não curriculares) e ensinos clínicos.

No total, Cabo Verde já registou 246 casos de covid-19 desde que o primeiro doente foi diagnosticado, a 19 de Março, distribuídos pelas ilhas de Santiago (187), Boa Vista (56) e São Vicente (três).

Destes casos testados positivos há a registar 56 recuperados (46 da Boa Vista, sete na Praia e três em São Vicente) e duas mortes – um cidadão inglês de 62 anos que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, e uma idosa de mais de 90 anos do concelho da Praia.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 280 mil mortos e infectou mais de quatro milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de 1,3 milhões de doentes foram considerados curados.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos