Covid-19: União Europeia desembolsa de imediato 5 milhões de euros ao tesouro nacional

Cidade da Praia, 17 Abr. (Inforpress) – A União Europeia (UE) desembolsa de imediato cinco milhões de dólares, cerca de 551 mil contos, ao tesouro nacional de Cabo Vede em resposta ao pedido formulado pelo Governo para fazer face às consequências do novo coronavírus.

De acordo com o executivo, “esta primeira contribuição da UE apoia os esforços do Governo de Cabo Verde na protecção dos mais vulneráveis afectados pelas consequências da Covid-19”, traduz-se na solidariedade europeia e atesta o compromisso para com a parceria com o arquipélago.

O Governo garante que o montante vai ser destinado a minimizar o impacto da pandemia da covid-19 no rendimento social de inclusão às famílias identificadas em situação de pobreza extrema, implementação de um Regime de Rendimento Solidário para beneficiar trabalhadores do regime REMPE e por conta própria, incluindo o comércio informal e contribuintes do INPS sem subsídio de desemprego.

Com este financiamento, pretende-se ainda investir em assistência alimentar às famílias cabo-verdianas em situação de vulnerabilidade e no reforço das acções de cuidados a idosos e pessoas dependentes que vivem isolados.

A cerimónia formal desta entrega realiza-se esta tarde no Palácio do Governo mediante a presença da embaixadora da UE em Cabo Verde, Sofia Moreira de Sousa, estando o Governo representado pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos